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Título: A poesia: corpo, performance e oralidade
Título Alternativo: Poetry: body, performance and orality
Autor(es): Lobo, Dalva de Souza
Assunto: Análise literária
Voz
Performance
Memória
Ambiência
Literary analysis
Voice
Performance
Memory
Ambience
Publicador: Universidade Federal de Santa Catarina
Data de publicação: Jan-2015
Referência: LOBO, D. de S. A poesia: corpo, performance e oralidade. Texto Digital, Florianópolis, v. 11, n. 1, p. 194-208, jan./jun. 2015.
Resumo: A poesia é sempre um campo frutífero para pensar a arte e sua relevância para a práxis social e, considerando que ela deriva do cotidiano já que implica a relação direta e ativa com o outro, a proposta do presente ensaio é refletir sobre a poesia na perspectiva da performance da vococorporal, aqui compreendida como signo sonoro e social que tem no corpo do poeta/performer seu devir. Dessa forma, busca-se examinar como a noção de início, meio e fim preestabelecidos pela taxonomia linguística cede lugar à experimentação levando a uma poética cuja fruição se constrói pela não linearidade, possibilitando, assim, a criação de novas ambiências signicas nas quais o fazer e o abstrair tornam-se sinônimos. Outro ponto importante para essa reflexão é a relação entre o fazer poético e a memória, tendo em vista a característica desta última de não linearidade e de atualização de eventos na presentidade da performance, a qual, por sua vez, remete ao engajamento corporal do poeta, seja na perspectiva do som, seja na perspectiva do silêncio. Para examinar tais aspectos, o presente ensaio apoia-se em autores relevantes para discutir voz e memória como Henri Bergson e Paul Zumthor. No que concerne aos conceitos performance e experimentação, privilegiou-se Renato Cohen, Philadelpho Menezes entre outros. Dessa forma, o resultado pretendido e sempre provisório, como deve ser toda consideração relativa à reflexão sobre poética, visa redimensionar o que compreendemos como performance poética em sua expansão signica.
Abstract: : Poetry is always a productive field to think about art and its relevance to the social praxis. Considering that it derives from everyday life, since it involves the direct and active relationship with the other, the purpose of this paper is to reflect on poetry from the perspective of vocal-body performance. The vocal-boby performance is understood as an social and sound sign that finds its becoming in the body of the poet/performer. Thus, we seek to examine how the notion of beginning, middle and end, predetermined by linguistic taxonomy, gives way to experimentation, leading to a poetic whose enjoyment is built by the nonlinearity and enables the creation of new signic ambiences where creating and abstracting become synonymous. Another important issue for our reflection is the relationship between poetic construction and memory, considering that this latter is characterized by its nonlinearity and its capacity of updating events in the same presentness of performance which, on the other hand, refers to the engagement of the poet through his/her body, either in sound or in silence. In order to examine some of the aspects mentioned above, this paper draws on Henri Bergson and Paul Zumthor to discuss voice and memory. Regarding performance and experimentation concepts, we focused on Renato Cohen and Philadelpho Menezes, among others. Therefore, the intended and always transitory reflection on poetic, as it should be every consideration of this kind, aims to redefine what we mean by poetic performance in its signic expansion.
URI: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/11439
Idioma: pt_BR
Aparece nas coleções: DED - Artigos publicados em periódicos

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