Buscar

 

RI UFLA (Universidade Federal de Lavras) >
DED - Departamento de Educação >
DED - Artigos publicados em periódicos >

Por favor, utilize esse identificador para citar este item ou usar como link: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/11442

Título: Interdisciplinaridade e transversalidade na educação ambiental: uma análise da REMEA (2010-2012)
Autor(es): Teixeira, Catarina
Silva, André Luiz Ferreira da
Alves, Jacqueline Magalhães
Assunto: Educação ambiental
Currículo
Interdisciplinaridade
Tema transversal
Projeto político pedagógico
Environmental education
Curriculum
Interdisciplinarity
Cross-cutting issue
Political pedagogical project
Publicador: Grupo de Educação Ambiental da Internet/GEAI do Projeto Apoema
Data de publicação: Jun-2014
Referência: TEIXEIRA, C.; SILVA, A. L. F. da; ALVES, J. M. Interdisciplinaridade e transversalidade na educação ambiental: uma análise da REMEA (2010-2012). Educação Ambiental em Ação, [Novo Hamburgo], v. 13, n. 48, jun./ago. 2014.
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo analisar a abordagem da interdisciplinaridade e transversalidade da Educação Ambiental no ensino formal a partir de uma revisão bibliográfica. Considerando que a Educação Ambiental tem se constituído como instrumento que contribui para compreensão e conscientização sobre questões/problemas da realidade socioambiental e tem se colocado como uma das mais sérias exigências educacionais contemporâneas para o exercício da cidadania e melhoria da qualidade de vida, destaca-se a importância deste trabalho. Foram utilizadas como base teórica, as publicações de 2010 a 2012 da Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (REMEA). Os artigos foram selecionados a partir dos seguintes descritores: Interdisciplinaridade, Tema Transversal e Projeto Político Pedagógico. Identificamos que a maioria dos artigos mostra que o processo ensino/aprendizagem deve ser estabelecido no Projeto Político Pedagógico de forma interdisciplinar e/ou transversal para enriquecer a capacitação do estudante, potencializando sua atuação como cidadão crítico para respeitar e avaliar os problemas socioambientais na busca de soluções.
URI: http://www.revistaea.org/artigo.php?idartigo=1801
http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/11442
Idioma: pt_BR
Aparece nas coleções: DED - Artigos publicados em periódicos

Arquivos neste Item:

Não há arquivos associados para este Item.

Itens protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, Salvo indicação em contrário.


Mostrar estatísticas

 


DSpace Software Copyright © 2002-2007 MIT and Hewlett-Packard - Feedback