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Title: A poesia passada a limbo (reflexões sobre Grupo Escolar de Cacaso)
Other Titles: Poetry in transitional space (reflections about the Cacaso’s Grupo Escolar)
???metadata.dc.creator???: Soares, Debora Racy
Keywords: Antônio Carlos de Brito
Literatura brasileira - Poesia
Análise literária
Brazilian literature - Poetry
Literary analysis
Publisher: Universidade Estadual Paulista
Issue Date: 2009
Citation: SOARES, D. R. A poesia passada a limbo (reflexões sobre Grupo Escolar de Cacaso). Estudos de Sociologia, Araraquara, v. 14, n. 27, p. 465-476, 2009.
???metadata.dc.description.resumo???: O objetivo deste trabalho é refl etir sobre dois poemas do livro Grupo Escolar (1974), de Antônio Carlos de Brito (1944-1987), mais conhecido pelo pseudônimo Cacaso no universo cultural brasileiro. Apesar de ter sido o segundo livro de Cacaso, Grupo Escolar foi o primeiro a ser publicado de forma independente, à margem do sistema editorial tradicional, através da Frenesi, uma coleção carioca de poesia. É interessante perceber que este livro exige do autor uma nova alfabetização poética, mais condizente com os “tempos de alquimia”. Demonstraremos, por meio da análise dos poemas escolhidos – “O futuro já chegou” e “Aquarela” – como dialogam com o momento de produção, de diferentes formas. Ambos podem ser lidos como sintomas de uma realidade traumática. No entanto, se no primeiro poema estamos diante de uma poesia referencial, ancorada na literalidade extrema e no “excesso de realidade”, no segundo nos deparamos com as modulações polissêmicas da alegoria.
Abstract: The main purpose of this work is to think about two poems of the book Grupo Escolar (1974) by Antônio Carlos de Brito (1944-1987), known inside the Brazilian cultural universe as Cacaso. Despite being the second book by Cacaso, Grupo Escolar was the fi rst to be published independently, in the traditional editorial system, through Frenesi, a poetry collection pro Rio de Janeiro. It is interesting to realize that this book demands from the author a new poetical lettering, in agreement with the “alchemist days”. By the analysis of the poems chosen – “O futuro já chegou” and “Aquarela” – it’s possible to see how they dialogue with the production moment, in different ways. Both can be read as symptoms of a traumatic reality. Although, if in the fi rst poem we face a reference poetry based on extreme literality and on “reality excess”, in the second we face the sense mixtures modulations of allegory.
URI: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/11445
???metadata.dc.language???: pt_BR
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