Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/11448
metadata.artigo.dc.title: Histórico e tendências de aplicação das tecnologias no sistema educacional brasileiro
metadata.artigo.dc.creator: Cardoso, Amanda Mayra
Azevedo, Juliana de Freitas
Martins, Ronei Ximenes
metadata.artigo.dc.subject: Educação mediada por tecnologia
Formação de professores
Construcionismo
Instrucionismo
TPaCK
Technology-mediated education
Teacher Training
Constructionism
Instructionism
metadata.artigo.dc.publisher: Comunidade Virtual de Aprendizagem da Rede das Instituições Católicas de Ensino Superior (CVA-RICESU)
metadata.artigo.dc.date.issued: Dec-2013
metadata.artigo.dc.identifier.citation: CARDOSO, A. M.; AZEVEDO, J. de F.; MARTINS, R. X. Histórico e tendências de aplicação das tecnologias no sistema educacional brasileiro. Colabor@ - Revista Digital da CVA, Porto Alegre, v. 8, n. 30, dez. 2013.
metadata.artigo.dc.description.resumo: Este trabalho apresenta análise discursiva de caráter crítico-reflexivo acerca da utilização das tecnologias de informação e comunicação (TIC) no sistema educacional brasileiro. Também identifica desafios e descreve o perfil típico do professor presente na literatura pesquisada. Foi realizada revisão de bibliografia sobre o tema visto que ela permite observação de aspectos conceituais, de conteúdo e de relevância da produção, bem como os padrões da construção científica e as metodologias aplicadas nas pesquisas. O texto apresenta inicialmente uma visão histórica de como as TICs foram introduzidas na educação, no Brasil; descreve de forma comparativa e na visão de diferentes autores as vertentes instrucionista e construcionista de uso das TIC, aborda a integração das tecnologias no modelo TPaCK, a importância da formação de professores e culmina com a apresentação dos caminhos que têm sido dados a essa discussão na literatura, uma forma útil a quem deseja aproximar-se das tendências sobre as TIC no cenário educacional atual.
metadata.artigo.dc.description.abstract: This paper presents discourse analysis of critical-reflective character on the use of information and communication technologies (TIC) in the Brazilian educational system. It also identifies challenges and describes the typical profile of this in the research literature teacher. Review of literature on the subject since it allows observation of conceptual aspects, content and relevance of the production as well as the standards of construction and scientific methodologies applied in the research was conducted. The text first presents a historical overview of how TICs have been introduced in education in Brazil, describes a comparative basis and in view of the different authors and constructionist instructional aspects of TIC use, discusses the integration of technologies in TPaCK model, the importance teacher training and culminates with the presentation of the paths that have been taken to this discussion in the literature, a useful form for those who want to approach the trends on TIC the present educational scenario.
metadata.artigo.dc.identifier.uri: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/11448
metadata.artigo.dc.language: pt_BR
Appears in Collections:DED - Artigos publicados em periódicos



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons