Buscar

 

RI UFLA (Universidade Federal de Lavras) >
DED - Departamento de Educação >
DED - Artigos publicados em periódicos >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/11452

Title: O objeto-livro na relação entre o leitor e a leitura: do guardar ao relembrar
???metadata.dc.creator???: Goulart, Ilsa do Carmo Vieira
Keywords: Livro
Leitor
Leitura
Book
Reader
Reading
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora
Issue Date: Jul-2012
Citation: GOULART, I. do C. V. O objeto-livro na relação entre o leitor e a leitura: do guardar ao relembrar. Revista Práticas de Linguagem, Juiz de Fora, v. 2, n. 2, p. 48-68, jul./ dez. 2012.
???metadata.dc.description.resumo???: Este artigo desenvolve-se com o objetivo de apresentar os principais resultados obtidos a partir dos indícios dispostos na pesquisa de Mestrado, desenvolvida na FE-UNICAMP, vinculada ao grupo de pesquisa ALLE – Alfabetização, Leitura e Escrita – e intitulada O livro: objeto de estudo e de memória de leitura. O texto procura destacar elementos presentes no ato de guardar o objeto-livro por décadas. O trabalho articular-se com o intuito de compreender o vínculo que se estabelece entre o leitor e a leitura tendo a materialidade do livro como objeto propulsor dessa relação. Ao destacar as distintas maneiras de uso e cuidado que acompanharam o ato de se conservar o impresso, foi possível perceber, por meio dos depoimentos a respeito das experiências de leitura, que o livro pode significar algo mais do que um simples objeto. O livro ganha evidência ao trazer, em sua materialidade, marcas reveladoras de uma ação ledora significativa para o leitor.
Abstract: This article aims to present the main results obtained from evidences found over a Masters Degree research whose title is The book: object of study and memory of reading. The work was developed in the Faculty of Education of UNICAMP, which is related to the research group ALLE (Literacy, Reading and Writing). The text highlights elements that are found in the action of keeping the book for a long time. The article was thought so as to encompass the understanding of the relationship between the reader and reading, considering the book materiality as a triggering point for this relationship. On highlighting the different ways for using and care that accompanied the act to preserve the printing, it was possible to perceive – throughout testimonials of reading experiences – that the book can mean more than a simple object. The book gets palpability over this research, bringing revealing marks of a reading operation that is significant for the reader given its materiality.
URI: http://www.ufjf.br/praticasdelinguagem/files/2013/01/48-68-O-objeto-livro-na-rela%C3%A7%C3%A3o-entre-leitor-e-leitura2.pdf
http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/11452
???metadata.dc.language???: pt_BR
Appears in Collections:DED - Artigos publicados em periódicos

Files in This Item:

There are no files associated with this item.

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.


View Statistics

 


DSpace Software Copyright © 2002-2010  Duraspace - Feedback