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Title: Formação de professores de português para surdos: entre o ideal, o real e o possível
???metadata.dc.creator???: Silva, Giselli Mara da
Costa, Josiane Marques da
Lopes, Lorena Poliana Silva
Keywords: Surdos - Educação
Formação de professor
Ensino de português
Educação bilíngue
Deaf - Education
Teacher training
Bilingual education
Teaching Portuguese to deaf people
Publisher: Universidade de Taubaté
Issue Date: 2014
Citation: SILVA, G. M. da; COSTA, J. M. da; LOPES, L. P. S. Formação de professores de português para surdos: entre o ideal, o real e o possível. Caminhos em Linguística Aplicada, Taubaté, v. 11, n. 2, p. 1-23, 2014.
???metadata.dc.description.resumo???: Neste texto, realiza-se uma análise exploratória do cenário atual da formação de professores de português como segunda língua (PL2) para surdos. Desde a aprovação da Lei da Libras, vêm-se implementando políticas linguísticas voltadas aos usuários da Libras, dentre as quais se encontram aquelas destinadas à implementação da Educação Bilíngue, proposta na qual se reconhece que a primeira língua dos surdos brasileiros é a Libras, e que esses têm direito de terem acesso ao ensino de PL2. No entanto, o acesso desse grupo ao ensino de português ainda enfrenta inúmeros desafios, que se tornam mais complexos no processo de inclusão educacional. Nesse contexto, levantamos algumas questões: qual o perfil dos professores de PL2 para surdos; que tipo de formação tem sido oferecida a esses profissionais?; que competências esse trabalho exige desses professores? Para refletir sobre essas questões, recorreu-se a estudos que abordam as políticas linguísticas na área da surdez, o ensino de PL2 e de PL2 para surdos e a formação de professores. Adotou-se como metodologia: (i) a análise de conteúdo de leis e textos normativos; (ii) a aplicação de questionários dirigidos às instituições federais de ensino superior; (iii) a realização de questionários e entrevistas com professores de português para surdos. A análise dos dados evidenciou que, apesar do reconhecimento oficial da educação bilíngue para surdos, a formação dos professores de PL2 ainda enfrenta vários desafios no que diz respeito à formação: (i) para o uso da Libras como língua de instrução; (ii) para o ensino de PL2 para surdos.
Abstract: In this paper, we draw an exploratory analysis of the current framework of the training of teachers of Portuguese as a Second Language (PL2) to deaf people. Since the approval of the Libras (Brazilian Sign Language) Law, some linguistic policies toward the users of this language have been implemented. Among these policies there are those which are intended to the implementation of a Bilingual Education – which consider Libras as the first language of the Brazilian deaf and that they have the right to a PL2 teaching. However, the access of this group to a Portuguese education still faces many challenges, which become more complex within the framework of educational inclusion. Accordingly, we discuss some issues: What is the profile of PL2 teachers of deaf students? What kind of training has been offered to these professionals? Which skills are required for that job? In order to reflect on these questions, we refer to the studies on language policies for the deaf, teaching PL2 and teaching PL2 for deaf students, and teacher training. The methodology adopted was (i) the analysis of the content of laws and other normative texts; (ii) the application of a questionnaire to federal higher education institutions; and (iii) we also applied a questionnaire and interviewed some Portuguese teachers. Data analysis showed that, despite the official recognition of the bilingual education for the deaf, the training of PL2 teachers still faces several challenges regarding (i) to use Libras as the language of instruction; and (ii) to teach of PL2 for deaf people
URI: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/11459
???metadata.dc.language???: pt_BR
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