Buscar

 

RI UFLA (Universidade Federal de Lavras) >
DED - Departamento de Educação >
DED - Programa de Pós-graduação >
DED - Educação - Mestrado Profissional (Dissertações) >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/11471

Title: Análise de autoavaliações de licenciandos do PIBID-inglês
Other Titles: Self-assessment analysis of the undergraduates from PIBID-English
???metadata.dc.creator???: Melo, Aline Fernandes
???metadata.dc.creator.Lattes???: http://lattes.cnpq.br/7562918982260234
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Romero, Tânia Regina de Souza
???metadata.dc.contributor.referee1???: Almeida, Sartin Dutra Parreira
???metadata.dc.contributor.referee2???: Almeida, Patrícia Vasconcelos
Keywords: Professores - Avaliação
Professores - Formação
Linguística Aplicada
Linguística Sistêmico-Funcional
Teachers - In-service training
Teachers - Rating of
Applied Linguistics
Systemic Functional Linguistics
???metadata.dc.date.submitted???: 14-Jun-2016
Issue Date: 28-Jul-2016
Citation: MELO, A. F. Análise de autoavaliações de licenciandos do PIBID-inglês. 2016. 146 p. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2016.
???metadata.dc.description.resumo???: Neste estudo o objetivo principal foi investigar como os professores em formação inicial avaliam sua própria experiência e desenvolvimento acadêmico-profissional no âmbito de um programa educativo criado pelo governo, denominado Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid). Além disso, buscou-se refletir sobre transformações identitárias de professores em formação inicial. Para a realização deste estudo, o corpus de análise é composto por autoavaliações feitas por licenciandos do curso de Letras de uma universidade pública do estado de Minas Gerais, participantes do subprojeto Pibid-Inglês. Nessas produções textuais, os professores em formação inicial avaliam sua relação com o Pibid e a relação do Pibid na escola. A análise dos dados é fundamentada em conceitos sobre Linguística Aplicada; Formação de professores e Avaliação; Reflexão Crítica e Identidade. Esses temas contribuem para melhor compreensão da identidade do futuro professor. O corpus foi, também, analisado à luz da Gramática Sistêmico-Funcional com foco no Sistema da Avaliatividade, para se entender os significados construídos por meio da linguagem e referendar as interpretações. Este trabalho é um estudo de caso, de natureza básica, com objetivos exploratório-descritivos, de abordagem qualitativa, e procedimento documental. Os dados para análise foram cedidos pela Coordenação do subprojeto Pibid-Inglês. Os resultados desta pesquisa sinalizam que o Pibid proporciona condições para a ressignificação da identidade docente. Esta dissertação também pode ser lida como material de aporte para a reflexão crítica de textos de natureza autoavaliativa.
Abstract: In this study the main objective is to investigate how pre-service teachers in initial education understand their own experience, academic and professional development within an educational program created by the government, called Institutional Scholarship Program for teaching initiation – Pibid. In addition, it sought to reflect on identity transformations of teachers in initial education. For this study, the corpus of analysis consists of self-assessment made by undergraduates from Languages course of a public university in Minas Gerais state - Pibid-English subproject participants. In these written productions, teachers in initial education evaluate their relation with Pibid and Pibid relation at school. Data analysis is based on concepts about Applied Linguistics; Teacher education and Evaluation; Critical reflection and Identity. These issues contribute to better understanding of the teacher's future identity. The corpus is further analyzed with the support of Systemic Functional Grammar focused on Appraisal System to understand the meanings constructed in language and endorse the interpretations. This work is a case study of a basic nature with exploratory and descriptive purposes, a qualitative approach and documentary procedure. The data for analysis were provided by Pibid-English Project Coordination. The results of this research indicate that Pibid provides conditions for the resignification of teaching identity. This work can also be read as support material for critical reflection of the texts of self-evaluative nature.
URI: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/11471
Publisher: Universidade Federal de Lavras
???metadata.dc.language???: por
Appears in Collections:DED - Educação - Mestrado Profissional (Dissertações)

Files in This Item:

File Description SizeFormat
DISSERTAÇÃO_Análise de autoavaliações de licenciandos do PIBID-inglês.pdf1.41 MBAdobe PDFView/Open

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.


View Statistics

 


DSpace Software Copyright © 2002-2010  Duraspace - Feedback