Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/11568
Título : Desempenho competitivo em natação: um estudo a partir de resultados e dados etários
Autor: Biihrer, Tiago Arrais
Umemura, Guilherme Silva
Perangeli, Américo
Teixeira, Marcelo de Castro
Silva, Sandro Fernandes da
Bruzi, Alessandro Teodoro
Palavras-chave: Desempenho competitivo
Natação
Resultados
Data da publicação: 2010
Referência: BIIHRER, T. A. et al. Desempenho competitivo em natação: um estudo a partir de resultados e dados etários. Lecturas Educacion Fisica Y Deportes, Buenos Aires, v. 15, n. 143, abr. 2010.
Resumo : Poucas são as produções quando se trata de observar o currículo competitivo de jovens atletas em nível regional, estadual e nacional. Logo, para um estudo dessas condições, na modalidade de natação, o artigo traz dados demográficos e resultados de atletas incluídos neste quadro de atuação. Para efetuar a pesquisa foram usados dados de 10 atletas sendo cinco de cada gênero. Um levantamento geral sobre a freqüência de resultados, de cada atleta, foi realizado a partir de classes de desempenho. Também foi observada a média das idades de iniciação, tempo médio até que ocorresse o abandono da vida competitiva, os tempos médios que os atletas levaram para atingir o auge de seus resultados e por quanto tempo permaneceram os obtendo. Os resultados indicam que, para o grupo feminino, a média da idade de início em competições é 13,4 anos, enquanto que para o masculino é de 13,8. Os homens competiram em média cinco anos e as mulheres quatro. Em competições regionais, homens e mulheres tiveram desempenho, na maioria das vezes entre os 3 primeiros colocados, já em competições estaduais os homens obtiveram desempenho mais freqüente entre os 8 primeiros colocados, enquanto que as mulheres, abaixo dos 8 classificados. Observou-se também que o tempo médio para os atletas atingirem seus melhores resultados após o inicio de suas vidas competitivas é de 0,7 anos e o tempo médio em que se mantêm atingindo seus melhores resultados é de 2,2 anos. A partir desses resultados, concluiu-se que há uma tendência dos homens competirem por mais tempo além de manterem um desempenho competitivo melhor em competições estaduais. Também se observou a rapidez com que esses atletas chegaram ao pico de desempenho, o que leva a crer que, nesse caso, os atletas começaram a competir após certo tempo de prática. Além disso, um resultado interessante, é que a idade em que os atletas abandonam a vida competitiva se aproxima da idade que os adolescentes encerram o ensino médio.
URI: http://www.efdeportes.com/efd143/desempenho-competitivo-em-natacao-a-partir-de-resultados.htm
http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/11568
Idioma: es
Aparece nas coleções:DEF - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.