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Campo DCValorIdioma
dc.creatorJoaquim, Nathália de Fátima-
dc.creatorVilas Boas, Ana Alice-
dc.creatorCarrieri, Alexandre de Pádua-
dc.date.accessioned2016-08-12T20:29:43Z-
dc.date.available2016-08-12T20:29:43Z-
dc.date.issued2013-04-
dc.identifier.citationJOAQUIM, N. de F.; BOAS, A. A. V.; CARRIERI, A. de P. Estágio docente: formação profissional, preparação para o ensino ou docência em caráter precário? Educação Pesquisa, São Paulo, v. 39, n. 2, p. 351-365, abr./jun. 2013.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/11597-
dc.description.abstractThis work was built from a study developed with the intent of assessing the feasibility of teaching apprenticeship as an alternative to the practice of teaching. The targets of the study were graduate students enrolled in teaching apprenticeship during 2010 at a federal University in the state of Minas Gerais. The work was developed based on the method of case studies as applied to a graduate program in Management, and data gathering was made through a single enquiry about the meaning attributed by graduate students to the development of the apprenticeship period. Content analysis was used to allow interpretation of the data collected. Through the perceptions of graduate students, the contributions, meaning and motivations to conduct teaching apprenticeship periods were highlighted. In so doing, it was possible to identify the need to adapt the discipline in practical terms so as to stimulate greater engagement of all agents, and in order that results produced collectively be better and more effective. Lastly, it was possible to observe that the process of the formation of teachers in stricto sensu graduate programs requires a (re)integration between theory and practice so that engaging in teaching apprenticeship can be an interesting way to promote the practice of teaching by graduate students. Additionally, for those more involved with research and with the technical reading of academic texts a higher motivation mentioned was the reduction of the distance experienced between theory and practice.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade de São Paulopt_BR
dc.rightsacesso abertopt_BR
dc.sourceEducação e Pesquisapt_BR
dc.subjectEstágio docentept_BR
dc.subjectProfessores - Formaçãopt_BR
dc.subjectProfessores - Teoria e práticapt_BR
dc.subjectTeacher trainingpt_BR
dc.subjectTeachers, Training ofpt_BR
dc.subjectTeachers - Theory and practicept_BR
dc.titleEstágio docente: formação profissional, preparação para o ensino ou docência em caráter precário?pt_BR
dc.title.alternativeTeaching apprenticeship: professional formation, preparation for teaching, or temporary teaching?pt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.description.resumoEste trabalho foi construído a partir de um estudo desenvolvido com o intuito de avaliar a viabilidade do estágio docente como alternativa à prática do ensino. O alvo da pesquisa foram os pós-graduandos matriculados no estágio docente durante o ano de 2010 em uma universidade federal situada no Estado de Minas Gerias. O trabalho foi desenvolvido com base no método de estudo de casos em um programa de pós-graduação em Administração e a coleta de dados foi feita por meio de um único questionamento sobre o sentido atribuído pelos pós-graduandos ao desenvolvimento do estágio. Para que fosse possível interpretar os dados coletados, utilizou-se da análise de conteúdo. Por meio da percepção dos pós-graduandos, ressaltaram-se as contribuições, o sentido e as motivações de se realizar o estágio docente. Dessa forma, foi possível identificar a necessidade de se adequar a disciplina em termos práticos para que haja um maior envolvimento de todos os sujeitos e para que os resultados produzidos coletivamente sejam melhores e mais efetivos. Por fim, constatou-se que o processo de formação de professores nos programas de pós-graduação stricto sensu demanda uma (re)integração entre teoria e prática, de modo que o envolvimento com o estágio docente pode ser uma forma interessante de se promover a prática do ensino por parte dos pós-graduandos. Além disso, para aqueles que estão mais envolvidos com a pesquisa e com a leitura técnica de textos acadêmicos, a maior motivação apontada foi a redução da distância experimentada entre teoria e prática.pt_BR
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