Buscar

 

RI UFLA (Universidade Federal de Lavras) >
DED - Departamento de Educação >
DED - Artigos publicados em periódicos >

Por favor, utilize esse identificador para citar este item ou usar como link: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/11605

Título: Relato de experiência: a entrevista como um processo de interação dialógica
Título Alternativo: Experience report: the interview as process of interaction dialogic
Autor(es): Goulart, Ilsa do Carmo Vieira
Assunto: Relato de pesquisa
Procedimentos metodológicos
Técnica de entrevista
Processo dialógico
Research report
Methodological procedures
Interview technique
Dialogic process
Publicador: Universidade Federal de São Carlos
Data de publicação: Jul-2013
Referência: GOULART, I. do C. V. Relato de experiência: a entrevista como um processo de interação dialógica. Cadernos da Pedagogia, São Carlos, ano 7, v. 7 n. 13, p. 87-100, jul./dez. 2013.
Resumo: Este texto assume por objetivo relatar os procedimentos metodológicos que envolveram a ação de entrevistar, favorecendo a construção do objeto de pesquisa, formado pelos depoimentos. Partindo da premissa de que a entrevista pode ser considerada um processo de interação dialógica entre o entrevistador e o entrevistado, este artigo procurou por meio da observação e da descrição da própria prática investigativa, elencar algumas etapas que antecederam, acompanharam, direcionaram e finalizaram a pesquisa de mestrado em educação, atribuindo à entrevista um caráter dialógico. Para tanto, o trabalho apoiou-se nas concepções de linguagem de Bakhtin (2003, 2004) e de Silveira (2002) a respeito de entrevista, entre outros autores que muito contribuíram para o desenvolver deste artigo.
Abstract: This text is intended to report on the methodological procedures involving the action of interviewing, favoring the construction of a research object, formed by testimonials. Starting from the premise that the interview can be considered a process of dialogic interaction between the interviewer and the interviewee, this article sought through the observation and description of own research practice, list some steps that preceded, accompanied, directed and finished the Master thesis in education, assigning to interview a dialogic character. Therefore, the work relied on language conceptions of Bakhtin (2003, 2004) and Silveira (2002) concerning to interview, among others that greatly contributed to the development of this article.
URI: http://www.cadernosdapedagogia.ufscar.br/index.php/cp/article/viewFile/576/228
http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/11605
Idioma: pt_BR
Aparece nas coleções: DED - Artigos publicados em periódicos

Arquivos neste Item:

Não há arquivos associados para este Item.

Itens protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, Salvo indicação em contrário.


Mostrar estatísticas

 


DSpace Software Copyright © 2002-2007 MIT and Hewlett-Packard - Feedback