Buscar

 

RI UFLA (Universidade Federal de Lavras) >
DED - Departamento de Educação >
DED - Programa de Pós-graduação >
DED - Educação - Mestrado Profissional (Dissertações) >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/11707

Title: A mediação pedagógica do tutor em um curso de letras inglês a distância: um estudo de caso
Other Titles: The pedagogical mediation of a tutor on a course of English letters to the distance: a case study
???metadata.dc.creator???: Teixeira, Nádia França
???metadata.dc.creator.Lattes???: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4336795A3
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Almeida, Patrícia Vasconcelos
???metadata.dc.contributor.referee1???: Melo, Glenda Cristina Valim de
???metadata.dc.contributor.referee2???: Romero, Tânia Regina de Souza
Keywords: Educação a distância
Mediação pedagógica
Tutor
Distance-based Education
Pedagogical Mediation
???metadata.dc.date.submitted???: 5-Aug-2016
Issue Date: 30-Aug-2016
Citation: TEIXEIRA, N. F. A mediação pedagógica do tutor em um curso de letras inglês a distância: um estudo de caso. 2016. 152 p. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2016.
???metadata.dc.description.resumo???: Este estudo tem como objetivo geral investigar como ocorre a mediação pedagógica realizada pelos tutores em um curso de licenciatura em Letras Inglês a distância de uma Universidade pública de Minas Gerais. Os objetivos específicos consistem em identificar, por meio dos fóruns, a interação entre tutor e aluno em duas disciplinas distintas do curso e descrever e analisar os tipos de mediação dos tutores no ambiente virtual de aprendizagem. A educação a distância está em ascensão no Brasil e forma uma grande quantidade de professores anualmente, mas é importante pensarmos a qualidade desses cursos de formação docente. Logo, é fundamental que se investigue como está sendo realizada a mediação pedagógica nesse contexto, pois ela influencia diretamente a construção de conhecimentos e as futuras práticas pedagógicas. A pesquisa foi realizada mediante abordagem qualitativa, na modalidade estudo de caso. Em relação à técnica de coleta de dados, foi utilizada a análise documental, sendo que os documentos escritos utilizados foram os excertos dos diálogos entre os tutores e alunos nos fóruns de duas disciplinas distintas do curso. A análise dos dados ocorreu por meio da análise de conteúdo. Os resultados obtidos apontam que o tutor interagiu com os alunos em alguns momentos, realizando mediações com diferentes objetivos, no entanto, a frequência e a qualidade dessas interações configuram que o tutor não se colocou como um mediador pedagógico, conforme os preceitos teóricos de Masetto (2010). Dessa forma, essa pesquisa aponta que é fundamental que o tutor tenha consciência da necessidade de atuar como mediador entre o saber e o aluno, podendo assim favorecer a aprendizagem dos discentes e contribuir para uma formação de qualidade no ensino a distância. Além disso, é essencial que o tutor seja um profissional reconhecido, valorizado e que seja possibilitado a ele ser melhor preparado para apropriar-se das funções que lhe são incumbidas e poder atuar de forma mais competente. Pois ele é uma figura central nos cursos de formação docente a distância e, portanto, merece que se tenha um outro olhar para esse profissional a fim de que tenhamos melhorias na qualidade do ensino.
Abstract: The general objective of this study is to investigate how is the pedagogical mediation conducted by tutors in a Letters-English distance course of a public University of Minas Gerais. The specific objectives are to identify, through the forums, the interaction between tutor and student in two different disciplines of the course and describe and analyze the types of mediation of the tutors in the virtual learning environment. The distancebased education grows in Brazil and forms annually a large amount of teachers, but it is important to think about the quality of teacher formation courses. Therefore, is essential to investigate how is being perform the pedagogical mediation in this context because it influences directly the construction of knowledge and future pedagogical practices. The survey was conducted by qualitative approach in modality study case. In relation to the data collect technique was used document analysis, and the written documents used were the excerpts of dialogues between tutors and students in the forums of two distinct disciplines of the course. The data analysis was carried through content analysis. The results indicate that the tutor interacted with students in some moments, but the frequency and quality of these interactions revealed the tutor didn’t put himself as a pedagogical mediation, according to the theoretical precepts of Masetto (2010). Thus, this research shows that is essential the tutor to have conscience of the need to act as a mediator between knowledge and the student and to can thus to favour students learning and contribute to a quality formation in the distance-based education. Moreover, it’s essential that the tutor to be a recognized professional, valued and to make possible to him to be better prepared to appropriate of the functions that are his responsible and can to act more competently. Because he is a central figure in teacher formation distance courses and therefore deserves to have another look to this professional so that to improve the quality of teaching.
URI: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/11707
Publisher: Universidade Federal de Lavras
???metadata.dc.language???: por
Appears in Collections:DED - Educação - Mestrado Profissional (Dissertações)

Files in This Item:

File Description SizeFormat
DISSERTAÇÃO_A mediação pedagógica do tutor em um curso de letras inglês a distância.pdf1.06 MBAdobe PDFView/Open

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.


View Statistics

 


DSpace Software Copyright © 2002-2010  Duraspace - Feedback