Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/11709
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorVeríssimo, Cátia Aparecida-
dc.date.accessioned2016-08-30T20:22:51Z-
dc.date.available2016-08-30T20:22:51Z-
dc.date.issued2016-08-26-
dc.date.submitted2016-04-18-
dc.identifier.citationVERÍSSIMO, C. A. Docência: conexões, resistências e algumas histórias. 2016. 142 p. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/11709-
dc.description.abstractThe objective in this research consisted in verify possible relations between the teaching work and the negative and positive impacts on personal and professional life of teachers from municipal and state public network in a city in Minas Gerais. The International Labour Organization (ILO), in 1983, already pointed teachers as the second professional category worldwide suffering with diseases of occupational character. So, it is justified the study considering the immeasurable social importance of this professional class, since by means it the individuals are constituted and establish their relationship with knowledge and society. In the study initially was adopted exploratory nature, it was used qualitative approach and data were collected in questionnaire form and semistructured interview being evaluated and treated from the content analysis; the sample was composed of responses of the three teachers. It was found that many are the challenges faced by teachers, among many, they highlighted precarious work, gender relations, violence and insufficient training, these factors imply in different costs that directly impact the health of workers, resulting in illnesses, move away for awhile, lack of motivation and career withdrawal. On the other hand, the teachers interviewed revealed that the affection relationship established with the students have become important motivational source associated to their needs of work and remain financially.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Lavraspt_BR
dc.rightsacesso abertopt_BR
dc.subjectProfessores e alunospt_BR
dc.subjectProfessores - Stress ocupacionalpt_BR
dc.subjectRelações de gêneropt_BR
dc.subjectDoenças profissionaispt_BR
dc.subjectTeacher-student relationshipspt_BR
dc.subjectTeachers - Job stresspt_BR
dc.subjectGender relationspt_BR
dc.subjectOccupational diseasespt_BR
dc.titleDocência: conexões, resistências e algumas históriaspt_BR
dc.title.alternativeTeaching profession: connections, resistance and some storiespt_BR
dc.typedissertaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação do Mestrado Profissional em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFLApt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.contributor.advisor1Reis, Fábio Pinto Gonçalves dos-
dc.contributor.referee1Reis, Fábio Pinto Gonçalves dos-
dc.contributor.referee2Alves, Jacqueline Magalhães-
dc.contributor.referee3Fonseca, Rodrigo Otávio-
dc.contributor.referee4Paula, Alessandro Vinicius de-
dc.description.resumoO objetivo nesta investigação constituiu em verificar as possíveis relações entre o trabalho docente e os impactos negativos e positivos na vida pessoal e profissional de professoras da rede pública municipal e estadual de uma cidade em Minas Gerais. A Organização Internacional do Trabalho (OIT), no ano de 1983, já apontava os professores como sendo a segunda categoria profissiona l, em âmbito mundial, a sofrer de doenças de caráter ocupacional. Justificou-se então o estudo considerando a imensurável importância social dessa classe de profissionais, uma vez que por meio dela os indivíduos se constituem e estabelecem suas relações com o conhecimento e com a sociedade. O estudo inicialmente adotou caráter exploratório, foi utilizada a abordagem qualitativa e os dados foram coletados na for ma de questionário e entrevista semiestruturada, sendo avaliados e tratados a partir da análise de conteúdo, a amostra foi composta pelas respostas de três professoras. Constatou-se que muitos são os desafios enfrentados pelas docentes, entre tantos, elas destacaram precarização do trabalho, as relações de gênero, a violência e a formação insuficiente, esses fatores implicam em custos diversos que impactam diretamente a saúde das profissionais, resultando em adoecimentos, afastamentos, desmotivação e desistência da carreira. Por outro lado, as professoras entrevistadas revelaram que as relações de afeto estabelecidas com os/as estudantes, tornaram-se importante fonte motivacional associadas as suas necessidades de trabalhar e manter-se financeiramente.pt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento de Educaçãopt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4418598A1pt_BR
Appears in Collections:Educação - Mestrado Profissional (Dissertações)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISSERTAÇÃO_Docência conexões, resistências e algumas histórias.pdf769,67 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.