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Título: Utilização de design thinking e gestão de ideias para inovação: estudo de caso em uma organização pública
Título Alternativo: Use of design thinking and management ideas for innovation: a case study in a public organization
Autor(es): Vaz, Jorge Belimar Silva
Lattes: http://lattes.cnpq.br/7872730912473392
Orientador: Freire, André Pimenta
Membro da banca: Guedes, Liliana Vasconcellos
Membro da banca: Grützmann, André
Membro da banca: Zambalde, André Luiz
Assunto: Administração pública - Participação dos empregados
Administração pública – Avaliação
Inovação
Public administration - Employee participation
Public administration – Evaluation
Innovation
Design Thinking
Data de Defesa: 30-Jun-2016
Data de publicação: 6-Set-2016
Referência: VAZ, J. B. S. Utilização de design thinking e gestão de ideias para inovação: estudo de caso em uma organização pública. 2016. 160 p. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração Pública)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2016.
Resumo: A utilização de um processo de inovação eficaz há muito tempo possui papel fundamental nas organizações privadas. No setor público, o investimento em inovação vem se mostrando como a saída para diversos problemas e desafios da modernidade, possibilitando a melhoria da eficiência dos gastos públicos e melhoria da percepção de valor pela população usuária dos diversos serviços públicos. Por outro lado, a inovação exige investimento em processos eficazes de modo a absorver as percepções dos usuários, e tratá-las como oportunidades, de modo a transformá-las em práticas que geram resultados percebidos aos usuários. A proposta nesta dissertação de mestrado consistiu em um estudo quali-quantitativo como objetivo de investigar a utilização do Design Thinking para contribuir com a geração de inovação para os serviços prestados por uma organização pública. Na pesquisa qualitativa, foi feita uma entrevista semiestruturada com os responsáveis pela Gerência Nacional de Inovação da Organização Pública, onde se buscou entender a atuação na organização, a aplicação da abordagem do Design Thinking naquele contexto, além dos principais desafios enfrentados. Também foi feito um estudo quatitativo, com base em um questionário validado por Kosonen et al. (2014), em que por meio da participação de 178 funcionários da organização, se buscou avaliar a motivação dos funcionários a contribuírem com ideias na plataforma de inovação da organização. No estudo qualitativo, a análise temática possibilitou o entendimento sobre a atuação da gerência de inovação na organização pública estudada, a aplicação do Design Thinkig e as vantagens da aplicação dessa abordagem para a organização e cidadãos. Além disso, por meio da pesquisa qualitativa foi possível detectar a necessidade de uma pesquisa quantitativa que avaliasse as motivações dos funcionários em contribuir com ideias para a geração de inovações na organização. No estudo quantitativo, foram encontradas influências significativas da motivação intrínseca na forma de benefícios de aprendizagem e benefícios hedônicos sobre a intenção de compartilhar conhecimento em geral, assim como o conhecimento sobre o comportamento de compartilhar ideias. Entretanto, não foram encontradas influências significativas sobre a intenção de compartilhar conhecimento da propensão para confiar, benefícios sociais, reconhecimento de seus pares e reconhecimento da organização. As conclusões do estudo mostram que o uso de Design Thinking tem grande potencial para contribuição com a geração de inovação em organizações públicas, e que ainda são necessárias mais pesquisas para identificar as motivações para fomentar inovação entre os funcionários dessa organização.
Abstract: Long time, the use of an effective innovation process hasa key role in private organizations.In the public sector, investment in innovation has provenhow there is output to many problems and challenges of modernity, making it possible to improve the efficiency of public spending and improving the perception of value for the users of the several public services.On the other hand, innovation requires investment in effective processes to absorb the perceptions of users, and treat it as opportunities, in order to turn them into practices that generate results perceived to the users.The master's project proposal consisted of a qualitative and quantitative study aimed to investigate the use of Design Thinking to contribute to the generation of innovation for the services provided by a public organization.In qualitative research, it was made a semi-structured interviews with those responsible for the National Management Innovation of Public Organization, where it was sought to understand the role in the organization, the implementation of the Design Thinking approach in that context, in addition to the main challenges faced.Also, a quatitative study was conducted based on a validated questionnaire by Kosonen et al. (2014), by means the participation of 178 employees of the organization, it was sought to assess the motivation of employees to contribute with ideas on the organization's innovation platform.In the qualitative study, the thematic ana lysis enabled the understanding of the innovation management performance in the public organization studied. The Design thinkig application and application advantages of this approach to the organization and citizens.Furthermore, by means qualitative research was pssivel to detect need for quantitative research to assess the motivations of employees to contribute with ideas for the generation of innovations in the organization.In the quantitative study, significant influences of intrinsic motivation were found in the form of learning benefits and hedonic benefits of the intention to share knowledge and as well as knowledge about the behavior of sharing ideas.However, there were no significant influence on the intention to share knowledge of propensity to trust, social benefits, recognition of their peers and recognition of the organization.The conclusions show that the use of Design Thinking has great potential for contributing to the generation of innovation in public organizations, and still more research is needed to identify the motivations to encourage innovation among employees of the organization.
Informações adicionais: Arquivo retido a pedido do autor até agosto de 2017.
URI: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/11732
Publicador: Universidade Federal de Lavras
Idioma: por
Aparece nas coleções: DAE - Administração Pública - Mestrado Profissional (Dissertações/TCC)

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