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Título: Desenvolvimento da autonomia na aprendizagem de língua inglesa em sala de aula: a visão da professora-pesquisadora
Título(s) alternativo(s): Developing autonomy in english language learning in the classroom: the vision of the teacher-researcher
Autor : Andrade, Flávia Luciana Campos Dutra
Lattes: http://lattes.cnpq.br/5424417155756347
Primeiro orientador: Romero, Tania Regina de Souza
Primeiro membro da banca: Almeida, Patrícia Vasconcelos
Segundo membro da banca: Silva, Renato Caixeta da
Palavras-chave: Professores – Formação
Língua inglesa - Estudo e ensino
Aprendizagem – Metodologia
Diários reflexivos
Teachers - In-service training
English language - Study and teaching
Learning – Methodology
Reflective journals
Data da publicação: 19-Set-2016
Referência: ANDRADE, F. L. C. D. Desenvolvimento da autonomia na aprendizagem de língua inglesa em sala de aula: a visão da professora-pesquisadora. 2016. 152 p. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2016.
Resumo: Esta pesquisa, inserida na área de Linguística Aplicada (LA) e no projeto chamado Linguagem na Constituição do Educador, tem como objetivo geral refletir sobre a formação docente da professora-pesquisadora, com vistas a contribuir para o desenvolvimento da autonomia na aprendizagem de língua inglesa dos estudantes do curso técnico em zootecnia integrado ao ensino médio. Os objetivos específicos são: a) narrar as aulas em um diário reflexivo; b) identificar as ações desempenhadas com vistas a contribuir para o desenvolvimento da autonomia de aprendizagem dos estudantes; c) fundamentar linguisticamente as análises de dados sobre a contribuição de suas ações para o desenvolvimento da autonomia; d) discutir a formação docente com vistas ao desenvolvimento da autonomia dos estudantes. Sendo assim, os dados desta pesquisa foram gerados pela professora-pesquisadora que escreveu em seus diários reflexivos (REICHMANN, 2013) como se sucederam as aulas durante um semestre letivo e refletiu criticamente sobre elas. Esta pesquisa é um estudo de caso de abordagem qualitativa e procedimento documental. A análise de dados está sustentada em conceitos sobre ensino de língua inglesa (PAIVA, 2012; OLIVEIRA, 2014); autonomia (PAIVA, 2005a; LEFFA, 2003); formação docente com foco na reflexão crítica (NÓVOA, 2015; CELANI; PINHEIRO, 2010; ALMEIDA FILHO, 2009) e linguagem e identidade docente (MOITALOPES, 1998; ROMERO, 2008) e foi referendada linguisticamente pela gramática sistêmico-funcional hallidayana, com foco no sistema de transitividade (HALLIDAY, 1994; FUZER; CABRAL, 2014). Os resultados demonstraram que as ações da professora-pesquisadora estavam voltadas para contribuir com o desenvolvimento da autonomia dos discentes, já que por meio dos questionamentos e da condução da aula, ela os levou a pensar e a buscar as respostas almejadas, ao invés de trazê-las prontas. Além disso, a professora-pesquisadora pôde perceber a importância do processo de reflexão crítica para a compreensão e ressignificação da sua identidade docente.
Abstract: The purpose of this study, which belongs to the area of Applied Linguistics and to a project entitled Language in the Development of an Educator, is to reflect on this professor-researcher’s teacher training, aiming to contribute to the development of autonomy in English language learning on the part of students of a High School Technical Program in Animal Husbandry. The specific purposes are: (a) to narrate classes in a reflective journal; (b) to identify actions performed which aimed to contribute to the development of students’ learning autonomy; (c) to conduct a linguistics-based data analysis on the contribution of her actions to promote autonomy; (d) to discuss teacher training focusing on the development of students’ autonomy. Accordingly, our data were generated by the professor-researcher, who described in her reflective journals (REICHMANN, 2013) how classes were conducted during a school semester and critically reflected on them. This is a qualitative case study with a documentary procedure. Theoretical framework which supports our data analysis involves concepts on English language teaching (PAIVA, 2012; OLIVEIRA, 2014); autonomy (PAIVA, 2012; OLIVEIRA, 2014); teacher training focusing on critical reflections (NÓVOA, 2015; CELANI; PINHEIRO, 2010; ALMEIDA FILHO, 2009); and language and teacher identity (MOITALOPES, 1998; ROMERO, 2008). Additionally, our analysis is linguistically based on Halliday’s systemic functional grammar, focusing on transitivity (HALLIDAY, 1994; FUZER; CABRAL, 2014). Our results suggest that the professor-researcher’s actions contributed to promote students’ autonomy, considering the way that classes were conducted, i.e., students were encouraged to think and find answers, instead of being given answers promptly without any effort. In addition, the professor-researcher was able to perceive the importance of the critical reflection process to comprehend and resignify her own teacher identity.
URI: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/11790
Publicador: Universidade Federal de Lavras
Idioma: por
Aparece nas coleções:DED - Educação - Mestrado Profissional (Dissertações)

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