Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/11805
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Silva, Irauê Casarin Vieira da | - |
dc.date.accessioned | 2016-09-22T19:04:38Z | - |
dc.date.available | 2016-09-22T19:04:38Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.date.submitted | 1999-12-10 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, I. C. V. da. Custos e otimização de rotas no transporte de leite a latão e a granel: um estudo de caso. 1999. 72 p. Dissertação (Mestrado em Administração Rural)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 1999. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/11805 | - |
dc.description | Dissertação/tese está disponível online com base na Resolução CEPE nº 090, de 24 de março de 2015, que dispõe sobre a disponibilização da coleção retrospectiva de teses e dissertações online no Repositório Institucional da UFLA, sem autorização prévia dos autores. Parágrafo Único. Caberá ao autor ou orientador a solicitação de restrição quanto à divulgação de teses e dissertações com pedidos de patente ou qualquer embargo similar. Art. 5º A obra depositada no RIUFLA que tenha direitos autorais externos à Universidade Federal de Lavras poderá ser removida mediante solicitação por escrito, exclusivamente do autor, encaminhada à Comissão Técnica da Biblioteca Universitária./ Arquivo gerado por meio da digitalização de material impresso. Alguns caracteres podem ter sido reconhecidos erroneamente. | - |
dc.description.abstract | At present times, an increase is observed in the attention paid to structural aspects such as handling and management of the milk production chain, as a means for achieving the necessary conditions to compete in the national segment of the global context. From the beginning of the 1970's on, with the increase in fuel prices, the first path raw milk transportation would come to nave a greater participation in the production cost of a litter of milk reaching 4% to 25% of the final cost. Besides, the market-oriented demand for higher-quality products caused technological improvements to arise, such as the bulk milk transportation, which was first performed in the 1940's in the U.S.A. and introduced in Brazil in 1985. Thus, this work puts forward an analysis, economically speaking, on the switching from the collection of milk in cans to the bulk milk collection, especially the aspects which involve transportation costs. The study is based on simulations referred to in the Route of Vehicles in Vértices Problem, which is a mathematical model for optimizing routes, from the SisGRAFO software, and in the analysis of costs, considering the equilibrium point. The site chosen was the milk producing region of Bom Sucesso city, Minas Gerais, where the study technical and economical indexes were collected. Posterior to the gathering of data, the simulations were performed, one of them based on the optimization of the "can" system, and the other one on the introduction of "bulk" collection system. The fared results indicated possibilities of shortening the collection route for both cases, especifically one of 11.96% for the "can" case and 8.01% for the "bulk" case. There was a reduction onthe number ofvehicles necessary for transporting such volume of milk, so a better volume scale of milk transported per vehicle was obtained. In the "bulk"case the results indicated the need for only three vehicles whereas five were needed for the optimized "can" case and seven for the actual "can" case. Such reduction enable for a better use of the vehicles, resulting in decreasing costs per litter of transported milk. Results indicated that a payment system based on RS/litter of transported milk can work as an award for the efficiency in the collection system, whereas the R$/km system does not imply that the agents involved are commited to searching for more efficient routes | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Lavras | pt_BR |
dc.rights | acesso aberto | pt_BR |
dc.subject | Leite | pt_BR |
dc.subject | Milk | pt_BR |
dc.subject | Transportes | pt_BR |
dc.subject | Transportation | pt_BR |
dc.subject | Economia agrícola | pt_BR |
dc.subject | Agriculture - Economic aspects | pt_BR |
dc.title | Custos e otimização de rotas no transporte de leite a latão e a granel: um estudo de caso | pt_BR |
dc.title.alternative | Costs and optimization of routs in milk transportation by can and by bulk: a case study | pt_BR |
dc.type | dissertação | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Administração | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFLA | pt_BR |
dc.publisher.country | brasil | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Reis, Ricardo Pereira | - |
dc.contributor.referee1 | Gomes, Marcos José Negreiros | - |
dc.contributor.referee2 | Castro Júnior, Luiz Gonzaga de | - |
dc.description.resumo | Nos dias atuais, aumenta a atenção para os aspectos estruturais, de manejo e de gerenciamento da cadeia produtiva do leite como forma de obter condições competitivas para o setor nacional no contexto mundial. Na cadeia agroindustrial do leite, o transporte do leite cru no primeiro percurso chega a representar de 4% a 25% do preço do litro de leite recebido pelo produtor. Com a necessidade imposta pelo mercado por produtos de melhor qualidade,novas tecnologias foram introduzidas nesta cadeia, como o transporte a granel, nascido na década de 1940 nos EUA e introduzido pela primeira vez no Brasil em 1985. Assim, este trabalho objetiva avaliar economicamente a mudança de coleta de leite a latão para a coleta de leite a granel, enfocando principalmente aspectos referentes ao custo de transporte. O estudo baseou-se em simulações referenciadas no Problema de Percurso de Veículos em Vértice, que é um modelo matemático para otimizar rotas, presente no software SisGRAFO e na estimativa de custos levando-se em conta o ponto de equilíbrio, construído em planilha EXCEL. A região de estudo foi a bacia leiteira da cidade de Bom Sucesso-MG, onde foram coletados os indicadores técnicos e econômicos do estudo. Após o levantamento dos dados, foram realizadas simulações, otimizando o sistema a latão e introduzindo a coleta de leite a granel. Os resultados desta otimização indicaram possibilidades de redução do trajeto de coleta de leite para os dois casos, sendo de 11,96% para o caso a latão e de 8,01% no caso a granel. Houve redução no número de veículos necessários para o transporte do mesmo volume de leite, obtendo-se uma melhor escala de volume transportado por veículo. No caso a granel, os resultados indicaram a necessidade de somente três veículos, contra cincono latão otimizado e sete veículos na situação atual. Com esta redução no número de veículos, ocorreu uma melhor utilização dos mesmos, acarretando em custos decrescentes por litro de leite transportado. Os resultados indicaram que um sistema de pagamento baseado por R$/litro de leite transportado pode funcionar como instrumento que premia a eficiência do sistema de coleta, enquanto que o pagamento feito por R$/km não implica no compromisso dos agentes envolvidos no transporte na busca de rotas mais eficazes. | pt_BR |
dc.publisher.department | Departamento de Administração e Economia | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Administração Rural | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Administração - Mestrado (Dissertação) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO_Custos e otimização de rotas no transporte de leite a latão e a granel um estudo de caso.pdf | 6,22 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.