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metadata.teses.dc.title: Transformação dos resíduos resultantes da reciclagem energética de pneus automobilísticos em gesso
metadata.teses.dc.title.alternative: Transformation of waste resulting from recycling energy of automobile tires in plaster
metadata.teses.dc.creator: Pereira, Ana Luiza Costa
metadata.teses.dc.creator.Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K8762941D3
metadata.teses.dc.contributor.advisor1: Rabelo, Giovanni Francisco
metadata.teses.dc.contributor.referee1: Fernandes, Reginaldo Barbosa
metadata.teses.dc.contributor.referee2: Oliveira, Juliano Elvis de
metadata.teses.dc.contributor.referee3: Corrêa, Andréa Aparecida Ribeiro
metadata.teses.dc.subject: Pneus inservíveis
Lavagem de negro de fumo
Reciclagem energética
Scrap tires
Carbon black cleaning
Energy recycling
metadata.teses.dc.date.issued: 26-Sep-2016
metadata.teses.dc.description.sponsorship: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
metadata.teses.dc.identifier.citation: PEREIRA, A. L. C. Transformação dos resíduos resultantes da reciclagem energética de pneus automobilísticos em gesso. 2016. 101 p. Dissertação (Mestrado em Engenharia Agrícola)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2016.
metadata.teses.dc.description.resumo: O sistema de produção industrial mundial gera muito resíduo, que, em grande parte, são lançados no meio ambiente. Porém, muitos desses resíduos poderiam ser reutilizados ou recuperados. Esse é o caso da indústria de pneus aplicada para veículos automotores. Muitos pneus ainda são descartados de forma inadequada ou, quando descartados em ecopontos, causam lotação rápida do local, devido ao tamanho, à baixa taxa de compressão e à demorada degradação. A incineração desse material ainda é uma alternativa; porém, se realizada ao ar livre, causa poluição do ar, solo e água, além de provocar problemas de saúde à população. O filtro de lavagem de gases permitem que essa queima seja realizada sem causar danos ao meio ambiente. A água residuária prod uzida pela lavagem dos gases apresenta um pH ácido, devido a presença de enxofre e outros compostos. Portanto, estudo avaliou a eficiência de um filtro de lavagem de gases, destinado à queima de pneus inservíveis e à neutralização da água residuária, pela adição de carbonato de cálcio. Constatou-se que o filtro reteve o enxofre nos valores de 3000 mg/l, obtendo êxito, pois não houve emissão de dióxido de enxofre. Quando a água residuária foi neutralizada com carbonato de cálcio, formou-se o sulfato de cálcio (CaSO 4). A aspersão de água durante a queima reteve também metais pesados (Cr, Cd, Pb, As).
metadata.teses.dc.description.abstract: The world industrial production system generates a lot of waste, which is largely released into the environment. However, much of this waste could be reused or recovered. This is the case of the tire industry applied to motor vehicles. Many tires are also improperly disposed or, when disposed in ecopoints, they quickly fill places due to size, low compression ratio and slow degradation. The incineration of this material is still an alternative; however, if held outdoors, it causes pollution in the air, soil and water, in addition to causing health problems to the population. The gas cleaning filter allows this burning to be performed without causing damage to the environment. The wastewater produced by gas cleaning has an acidic pH due to the presence of sulfur and other compounds. Therefore, this study assessed the efficiency of a gas cleaning filter used in the combustion of scrap tires and wastewater neutralization, by the addition of calcium carbonate. It was found that the filter retained sulfur at values of 3000 mg/L, succeeding, since there was no sulfur dioxide emission. When the wastewater was neutralized with calcium carbonate, calcium sulfate (CaSO4) was formed. The water spray also retained heavy metals (Cr, Cd, Pb, As) during burning.
metadata.teses.dc.identifier.uri: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/11814
metadata.teses.dc.publisher: Universidade Federal de Lavras
metadata.teses.dc.language: por
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