Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/11816
Título: O estudo da acuracidade da distribuição sb para representar a estrutura diamétrica de Pinus taeda, através de cinco métodos de ajuste
Autor : Tabai, Fernando César Vitti
Primeiro orientador: Scolforo, José Roberto Soares
Primeiro membro da banca: Machado, Sebastião do Amaral
Segundo membro da banca: Macedo, Renato Luiz Grisi
Terceiro membro da banca: Acerbi Júnior, Fausto Weimar
Quarto membro da banca: Maestri, Romualdo
Palavras-chave: Método de ajuste
Pinus taeda
Florestas
Forests and forestry
Data da publicação: 2016
Referência: TABAI, F. C. V. O estudo da acuracidade da distribuição sb para representar a estrutura diamétrica de Pinus taeda, através de cinco métodos de ajuste. 1999. 55 p. Dissertação (Mestrado em Engenharia Florestal)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 1999.
Resumo: O presente estudo teve como objetivo principal verificar a acuracidade da distribuição SB na estimativa da distribuição diamétrica de Pinus taeda por cinco métodos de ajuste e analisar a influência da idade, espaçamento no ajuste destes. Foi utilizado um experimento de espaçamento de Pinus taeda instalado no município de Jaguariaúva em 1987. Os espaçamentos considerados foram: 2,5 x 2,5 m; 3 x 2,5 m; 3 x 3 m; 3 x 3,5 m e 3 x 1 m. As idades de medição foram 3,5; 4,5; 5,9; 6,9; 7,7; 8,8 e 9,8 anos. Foram ajustadas para diferentes condições de espaçamento e idade a distribuição SB com ajuste pelos métodos da Máxima Verossimilhança, Momentos, Knoebel e Burkhart, Moda e Regressão Linear. O teste de aderência da frequência teórica e observada foi realizado através do teste Kolmogorov-Smirnov (KS). Para detectar qual o método propiciou ajustes mais acurados para aquelas parcelas ou épocas de medição que apresentaram pelo teste KS semelhante entre frequência teórica e frequência observada adotou-se um ranking. A partir deste pode-se detectar que seja: o método dos Momentos foi o mais acurado para estimar a frequência teórica presente de Pinus taeda, independente da idade e do espaçamento a que está sujeito o povoamento. Todos os métodos testados podem ser utilizados para estimar a frequência teórica do povoamento de Pinus taeda, independente da idade e do espaçamento. Os métodos baseados na Regressão Linear e na Moda são aqueles que de maneira geral mais apresentaram seus parâmetros correlacionados com a idade, sendo, a princípio, os mais indicados para prognose da produção.
Abstract: Não possui.
URI: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/11816
Publicador: Universidade Federal de Lavras
Idioma: por
Aparece nas coleções:DCF - Engenharia Florestal - Mestrado (Dissertações)
LEMAF - Teses e Dissertações



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.