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Título: Influência da lastragem e pressão de inflação do pneu de um trator agrícola no seu desempenho operacional trabalhando em solo na capacidade de campo
Título(s) alternativo(s): Influence of ballasting and inflation pressure of the tire of an agricultural tractor over its operation performance working in soil with field capacity
Autor : Alonso, Diego José Carvalho
Lattes: http://lattes.cnpq.br/2999360088951533
Primeiro orientador: Volpato, Carlos Eduardo Silva
Primeiro membro da banca: Barbosa, Jackson Antônio
Segundo membro da banca: Barbosa, Ronald Leite
Terceiro membro da banca: Oliveira, Antonio Donizette de
Palavras-chave: Consumo de combustível
Patinagem
Força na barra de tração
Umidade do solo
Fuel consumption
Slippage
Draw bar force
Soil moisture
Data da publicação: 26-Set-2016
Agência(s) de fomento: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Referência: ALONSO, D. J. C. Influência da lastragem e pressão de inflação do pneu de um trator agrícola no seu desempenho operacional trabalhando em solo na capacidade de campo. 2016. 52 p. Dissertação (Mestrado em Engenharia Agrícola)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2016.
Resumo: O trator agrícola está presente, em todas as etapas da produção agrícola, do preparo inicial do solo ao transporte do produto no final da colheita. Diversas são as formas de controle da qualidade e eficiência do seu trabalho, podendo se destacar a pressão de insuflagem dos pneus e lastragem, contudo um fator determinante, que não pode ser controlado é o fator climático. Sua única opção é a escolha de ajustes do trator concomitante com a umidade do solo, para a geração da melhor eficiência, mas as utilizações da pressão correta dos pneus e lastro do trator têm que proporcionar um consumo de combustível satisfatório. Assim, o presente trabalho teve o objetivo de avaliar o consumo de c ombustível, horário e específico, força na barra de tração e patinagem de um t rator agrícola em três lastragens e cinco pressões de insuflagem dos pneus, em solo em capacidade de campo (150 m³/m³ de umidade), o experimento foi conduzido na fazenda Palmital, pertencente à Universidade Federal de Lavras – UFLA, no município de Ijaci – MG, no período de junho de 2016. O solo foi adequado à capacidade de campo, por meio de um pivô central e aferido em campo por um sensor elétrico de umidade. O trator utilizado foi um A950 Valtra 4x2 TDA com 95 cv (69,8 kW) a 2200 rpm, segundo a norma ISO TR 14396, montado em pneus traseiros diagonais 18.4 – 34 R-1 e dianteiros 14.9 – 24 R–1. O trator de frenagem utilizado foi o Agrale BX 6110 4x2 TDA com 105 cv ( 77,2 kW ) a 2.300 rpm montado em pneus traseiros 23.1 – 30 R1 dianteiros 14.9 – 24 R1. Foi conectada uma célula de carga marca HBM U1 de 5 toneladas, ligando ambos os tratores, para aferição da força na barra de tração. O consumo foi mensurado, por meio de um fluxômetro marca oval e a patinagem pelo método das balizas e tempos. O delineamento experimental montado foi inteiramente casualizado, em esquema fatorial 5x3 com 15 tratamentos e 3 repetições. Os resultados dos parâmetros consumo volumétrico e específico de combustível, patinagem e força na barra de tração mostram que a maior eficiência do trator foi medida nos lastros 47,5 kN e 44,67 kN e na pressão de 110 kPa nos pneus traseiros e 97 kPa nos pneus dianteiros.
Abstract: The agricultural tractor is present in all stages of agricultural production, from the initial preparation of the soil to the transportation of the final product. Many are the ways for controlling the quality and efficiency of its work, among which we highlight tire pressure and ballasting. However, a determining factor that cannot be controlled is climate, with which the only option is adjusting the tractor to soil moisture to allow better efficiency, but the use of the correct pressure and ballast must provide satisfactory fuel consumption. Thus, this work aimed at evaluating the hourly and specific fuel consumption, draw bar force and slippage of an agricultural tractor using three ballasts and five tire pressures, in soil presenting field capacity of 150 m 3 /m 3 of moisture. The experiment was conducted at the Palmital farm, of the Universidade Federal de Lavras (UFLA), in the municipality of Ijací, Minas Gerais, Brazil, in June of 2016. The soil was adapted to field capacity by means of central pivot and assessed in field by electric field sensor. The tractor used was a A950 Valtra 4x2 TDA, with 95 horsepower (69.8kW), at 2200 rpm, according to norm ISO TR 14396, assembled on diagonal back tires 18.4 – 34 R-1 and front tires 14.9 – 24 R-1. The breaking tractor used was Agrale BX 6110 4x2 TDA, with 105 horsepower (77.2 kW), at 2300 rpm, assembled on diagonal back tires 18.4 – 34 R-1 and front tires 14.9 – R-1. A HBM U1 charge cell of 5 tons connected both tractors in order to assess the force of the draw bar. Fuel consumption was measured by means of an Oval flow meter, while slippage was measured using the marks and times method. The experimental design was completely randomized, assembled in a 5x3 factorial scheme, with 15 treatments and 3 replicates. The results of parameters volume and specific fuel consumption, slippage and draw bar force showed higher efficiency using ballasts 47.5 kN and 44.67 kN, and 110 kPa of back tire pressure and 97 kPa of front tire pressure.
URI: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/11820
Publicador: Universidade Federal de Lavras
Idioma: por
Aparece nas coleções:DEG - Engenharia Agrícola - Mestrado (Dissertações)



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