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Título : Influência de fatores contextuais externos na orientação para o mercado e na sua relação com o desempenho empresarial: um estudo no pequeno comércio varejista do centro-oeste mineiro
Título(s) alternativo(s): Influence of contextual factors in the foreign market orientation and its relationship to business performance: a study in small retail commerce of the midwest mining
Autor: Alves, Ricardo César
Pinto, Marcelo de Resende
Santos, Leonardo Lemos da Silveira
Antonialli, Luiz Marcelo
Lima, André Luis Ribeiro
Palavras-chave: Pequenas e médias empresas
Administração de empresas
Orientação para o mercado
Small business
Industrial management
Market orientation
Publicador: Asociación para el Desarrollo de la Ciencia y la Tecnología
Data da publicação: 2012
Referência: ALVES, R. C. et al. Influência de fatores contextuais externos na orientação para o mercado e na sua relação com o desempenho empresarial: um estudo no pequeno comércio varejista do centro-oeste mineiro. Espacios, Caracas, v. 33, n. 6, p. 1, 2012.
Resumo : Embora já haja algum suporte empírico para hipotetizar uma relação significativa e positiva entre a Orientação para o Mercado (OrMer) e o Desempenho Empresarial, ainda existem muitas dúvidas sobre o efeito moderador do ambiente nessa relação. Nesse sentido, diversos autores têm sugerido que a relação entre OrMer e desempenho pode ser mais forte ou mais fraca dependendo das características do ambiente onde a empresa atua. É justamente a partir dessa inquietação – tratada na literatura internacional – mas ainda "ausente" das discussões brasileiras, que se constitui o objetivo básico do presente trabalho. Para tanto, foi desenvolvido um estudo de caráter descritivo através do método de levantamento de corte transversal, tomando como unidade de análise pequenas empresas varejistas do centro-oeste de Minas Gerais. Os resultados não só apontam que há uma relação positiva e significativa entre a OrMer e o desempenho dessas empresas, mas também que, se por um lado há elementos para dizer que a quanto maior a intensidade competitiva (IntCom), maior é o impacto da OrMer no desempenho empresarial, por outro não se pode dizer o mesmo quanto à turbulência de mercado (TurMer).
Abstract: Although there are already some empirical support to hypothesize a significant and positive relation between the Market Orientation (OrMer) and the Enterpreneurial Performance, there are still many doubts about the moderating effect of the environment in this relation. In this sense, several authors have suggested that the relation between the OrMer and performance may be stronger or weaker depending on the environmental characteristics where the company operates. It is precisely from this restlessness – treated in the international literature – but still "absent" from the national discussions, which one constitutes the basic objective of the present work. For this purpose, it was developed a descriptive study by using the method of cross-sectional survey, taking as an unit of analysis small retailing enterprises from central-western Minas Gerais. The results not only indicate that there is a positive and significant relation between the OrMer and the performance of these companies, but also that, if there are elements to say that the greater is the competitive intensity (Intcom), the greater is the impact from OrMer in the Enterpreneurial performance, on the other hand we cannot say the same about the market turbulence (TurMer).
URI: http://www.revistaespacios.com/a12v33n06/12330601.html
http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/11880
Idioma: pt_BR
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