Buscar

 

RI UFLA (Universidade Federal de Lavras) >
DAE - Departamento de Administração e Economia >
DAE - Artigos publicados em periódicos >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/11887

Title: Caracterização e análise das transações resultantes da contratação de mão de obra na atividade cafeeira sob a ótica da Economia dos Custos de Transação
???metadata.dc.creator???: Nuintin, Adriano Antonio
Curi, Maria Aparecida
Santos, Antônio Carlos dos
Keywords: Economia dos Custos de Transação
Agronegócio
Trabalhadores rurais
Transaction Cost Economics
Agribusiness
Agricultural laborers
Publisher: Universidade Federal Rural de Pernambuco
Issue Date: Jul-2012
Citation: NUINTIN, A. A.; CURI, M. A.; SANTOS, A. C. dos. Caracterização e análise das transações resultantes da contratação de mão de obra na atividade cafeeira sob a ótica da Economia dos Custos de Transação. Custos e @gronegócio on line, Recife, v. 8, n. 3, p. 70-90, jul./set. 2012.
???metadata.dc.description.resumo???: Este trabalho tem por objetivo caracterizar e analisar os contratos e as formas de governança referentes às transações resultantes da contratação de mão de obra no agronegócio sob a ótica da economia dos custos de transação. A economia dos custos de transação estuda o custo de transação como indutor dos modos alternativos da organização da produção - governança. As estruturas de governança podem ocorrer via mercado, via hierarquia e mista. Dependendo das características das transações e do ambiente institucional, os contratos são classificados como clássico, neoclássico e relacional. Um importante segmento econômico é o agronegócio, o qual possui algumas peculiaridades como a sazonalidade de produção, com contratação de mão de obra temporária. O estudo é caracterizado como uma pesquisa exploratória, com abordagem predominantemente qualitativa dos dados, realizado por meio de um estudo de caso em uma organização que explora a atividade cafeeira no Sul de Minas Gerais. O instrumento de pesquisa utilizado para a coleta dos dados foi o questionário, com perguntas abertas e fechadas. O trabalho permitiu verificar que a contratação da mão de obra para a realização da atividade de colheita do café gera obrigações legais e necessidades de transações com o mercado para atingir o desempenho operacional e econômico esperado. De acordo com o referencial teórico e as informações coletadas no estudo de caso, foi possível caracterizar e analisar as transações e em função da especificidade e frequência, identificar as formas de governança e os tipos de contratos firmados entre empregadores e empregados rurais.
URI: http://www.custoseagronegocioonline.com.br/numero3v8/mdo.pdf
http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/11887
???metadata.dc.language???: pt_BR
Appears in Collections:DAE - Artigos publicados em periódicos

Files in This Item:

There are no files associated with this item.

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.


View Statistics

 


DSpace Software Copyright © 2002-2010  Duraspace - Feedback