Buscar

 

RI UFLA (Universidade Federal de Lavras) >
DMV - Departamento de Medicina Veterinária >
DMV - Programa de Pós-graduação >
DMV - Ciências Veterinárias - Mestrado (Dissertações) >

Por favor, utilize esse identificador para citar este item ou usar como link: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/11896

Título: Avaliação In Silico de marcadores moleculares da resposta imunológica associados ao estresse de aves
Título Alternativo: In Silico evaluation of immune response molecular markers associated to poultry stress
Autor(es): Peconick, Ana Paula
Fassani, Édison José
Chalfun, Priscilla Rochele Barrios
Raymundo, Djeison Lutier
Barçante, Thales Augusto
Assunto: Ave – Estresse
Imunologia veterinária
Marcadores biológicos
Bioinformática
Birds – Stress
Veterinary immunology
Biochemical markers
Bioinformatics
RNA
Data de publicação: 7-Out-2016
Publicador: Universidade Federal de Lavras
Referência: LARA, L. J. Avaliação In Silico de marcadores moleculares da resposta imunológica associados ao estresse de aves. 2016. 81 p. Dissertação (Mestrado em Ciências Veterinárias)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2016.
Resumo: O estresse é caracterizado como uma resposta inespecífica a quaisquer desafios, práticas de manejo como desconforto térmico, vacinação e debicagem, problemas de socialização, privação de alimento, dentre outros. Verifica-se que o estresse pode reduzir a resposta imune das aves e aumentar a predisposição a infecções e doenças, situação que remete a prejuízos econômicos por retardo da produção e/ou reprodução. Em aves, os mecanismos moleculares envolvidos no estresse e alteração da resposta imune, ainda, são pouco conhecidos. Sendo assim, o objetivo da presente proposta foi investigar marcadores moleculares expressos em aves quando em estresse. Foram selecionadas 15 sequências genéticas de RNA mensageiro relacionadas com o seu sistema imune. Também foi realizada a predição do escore máximo de antigenicidade da proteína que cada sequência seria traduzida. Os resultados demonstraram que não há homologia entre as sequências selecionadas de aves com as de mamíferos. Das 15 sequências, foi realizada a predição do RNAm de 10, isso, porque outras 5 apresentavam tamanho superior a 2500 nucleotídeos, sendo inviável a leitura pelo software. Vinte estruturas secundárias com a mínima energia livre foram analisadas para cada sequência. Foram eleitas as com menor energia, ou seja, com maior estabilidade. Na predição da antigenicidade dos epítopos, houve 8934 resultados e foram eleitos aqueles que apresentaram maior escore d e antigenicidade. Esse resultado corroborou para a continuação das análises, uma vez que é necessário o entendimento das estruturas secundárias de RNA mensageiro e da antigenicidade dos epítopos, para o desenvolvimento de plataforma de diagnostico rápido, para auxiliar os produtores a identificar lotes de animais que estão sobre estresse e, assim, melhorar a sanidade, bem-estar animal e aumento da sua produtividade.
Informações adicionais: Arquivo retido a pedido do autor até outubro de 2017.
URI: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/11896
Aparece nas coleções: DMV - Ciências Veterinárias - Mestrado (Dissertações)

Arquivos neste Item:

Não há arquivos associados para este Item.

Itens protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, Salvo indicação em contrário.


Mostrar estatísticas

 


DSpace Software Copyright © 2002-2007 MIT and Hewlett-Packard - Feedback