Buscar

 

RI UFLA (Universidade Federal de Lavras) >
DAG - Departamento de Agricultura >
DAG - Programa de Pós-graduação >
DAG - Plantas Medicinais, Aromáticas e Condimentares - Doutorado (Teses) >

Por favor, utilize esse identificador para citar este item ou usar como link: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/11929

Título: Ecogeografia e diversidades genética e química de Lippia aff. rotundifolia Cham.
Título Alternativo: Ecogeography, genetic and chemical diversity of Lippia rotundifolia Cham.
Autor(es): Resende, Luciane Vilela
Bertolucci, Suzan Kelly Vilela
Gavilanes, Manuel Losada
Martins, Ernane Ronie
Carvalho, Dulcinéia de
Assunto: Plantas medicinais – Cerrado – Conservação
Plantas medicinais – Distribuição geográfica
Genética vegetal
Medicinal plants – Brazilian Cerrado – Conservation
Medicinal plants – Geographical distribution
Plant genetics
Lippia rotundifolia
Data de publicação: 21-Out-2016
Publicador: Universidade Federal de Lavras
Referência: MEIRA, M. R. Ecogeografia e diversidades genética e química de Lippia aff. rotundifolia Cham. 2016. 158 p. Tese (Doutorado em Plantas Medicinais, Aromáticas e Condimentares)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2016.
Resumo: Objetivou-se com a presente tese caracterizar a ecogeografia, a diversidade genética química de Lippia rotundifolia Cham. (Verbenaceae) em populações naturais do estado de Minas Gerais, Brasil. Para alcançar o objetivo, foi caracterizada a ecogeografia em 13 locais de cinco mesorregiões em Minas Gerais. Os locais de estudo foram Gigante e Rio do Peixe no município de Botumirim, Rio Tigre no município de Gouveia, Joaquim Felício no mesmo município, São Gonçalo do Rio das Pedras no município de Serro, Comunidade Abóboras no município de Montes Claros, Parque Estadual de Serra Nova, no município de Rio Pardo de Minas, APA de Olhos D’água no município de Olhos D´água, Parque Estadual Veredas do Peruaçu no município de Cônego Marinho, Parque Ecológico Quedas do Rio Bonito no município de Lavras, Reserva Particular do Patrimônio Natural Brumas do Espinhaço no município de Lapinha, Santana do Riacho no mesmo município e Parque Estadual do Rio Preto em São Gonçalo do Rio Preto. Os ambientes foram localizados por meio de caminhadas na cadeia do espinhaço e pela consulta ao banco de informações do Herbário Virtual da Flora e dos Fungos. Os locais foram georreferenciados para confecção das cartas temáticas e análise dos dados. Dentre as características ecogeográficas foram abordadas o grau de antropismo, queimada, aspectos climáticos (altitude, precipitação, temperatura) e atributos físico-químicos do solo. Para o estudo de diversidade, coletaram-se exemplares para identificação botânica e propagação vegetativa. De posse do material cultivado em casa de vegetação foram analisadas as características genéticas e composição química. Para a diversidade genética, utilizaram-se marcadores do tipo ISSR e para a análise química, a técnica de headspace estático e cromatografia gasosa acoplada ao espectrômetro de massas. Dos resultados obtidos, a Lippia rotundififolia mostrou ser generalista quanto aos fatores ecogeográficos e edafoclimáticos e ocorrem em solos arenosos e hiperdistróficos com baixa variabilidade genética e grande número de compostos químicos. A maior variabilidade molecular da espécie ocorre entre os indivíduos de cada ambiente, sendo a população de Rio Tigre no município de Gouveia a mais distante geneticamente. Foram detectados 67 compostos em 11 acessos. O acesso de São Gonçalo do Rio das Pedras, em Serro, detém a maior abundância química em área relativa. Os compostos voláteis mirceno, β-linalol e cariofileno são os mais comuns detectados pela espécie. Espera-se que esta pesquisa incentive outros estudos com espécies nativas de potencial medicinal visando o uso racional dos recursos genéticos e químicos da flora nativa.
URI: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/11929
Aparece nas coleções: DAG - Plantas Medicinais, Aromáticas e Condimentares - Doutorado (Teses)

Arquivos neste Item:

Arquivo Descrição TamanhoFormato
TESE_Ecogeografia e diversidades genética e química de Lippia aff rotundifolia Cham.pdf2,45 MBAdobe PDFVer/abrir

Itens protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, Salvo indicação em contrário.


Mostrar estatísticas

 


DSpace Software Copyright © 2002-2007 MIT and Hewlett-Packard - Feedback