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Título: História de vida, demografia e conservação de quelônios: da perspectiva local à global
Título Alternativo: Life history, demography and turtle conservation: from local to global perspective
Autor(es): Lucas, Priscila da Silva
Lattes: http://lattes.cnpq.br/7148186729396094
Orientador: Bager, Alex
Membro da banca: Grilo, Clara Bentes
Membro da banca: Magnago, Luiz Fernando da Silva
Membro da banca: Fontes, Marco Aurélio Leite
Membro da banca: Silva, Vinícius Xavier da
Assunto: Quelônio – Distribuição geográfica
Quelônio – Reprodução
Dinâmica populacional
Rodovias
Planejamento rodoviário
Chelonia (Genus) – Geographical distribution
Chelonia (Genus) – Reproduction
Population dynamics
Roads
Highway planning
Trachemys dorbigni
Data de Defesa: 12-Set-2016
Data de publicação: 21-Out-2016
Agência de Fomento: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Referência: LUCAS, P. da S. História de vida, demografia e conservação de quelônios: da perspectiva local à global. 2016. 129 p. Tese (Doutorado em Ecologia Aplicada)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2016.
Resumo: A biodiversidade enfrenta crescente pressão derivada da ação humana, incluindo alteração e degradação do hábitat, fragmentação, mudanças climáticas, exploração de espécies e poluição. Como consequência, avaliações sobre vários grupos de espécies mostram taxas de extinção extremamente altas. Estradas e outras infraestruturas lineares são um dos maiores modificadores da paisagem, especialmente em regiões tropicais. A formação dessas clareiras lineares causam vários impactos que são melhor compreendidos, mas não exclusivos, em escala local. Em uma escala mais ampla um aumento na densidade de rodovias gera um aumento de perda de áreas naturais na paisagem e consequenteme nte, há uma redução significativa no tamanho das manchas restantes que afetam a persistência das populações. Um bom conhecimento da história de vida das espécies é o primeiro passo e essencial para o desenvolvimento de estratégias de conservação para manter a persistência a longo prazo e recuperação de populações em declínio. Assim, a presente tese ao longo dos capítulos busca quantificar parâmetros básicos de história de vida, principalmente os relacionados à reprodução, as relações entre si e tamanho da fêmea. Utilizar informações de história de vida juntamente com parâmetros demográficos para estimar taxas de crescimento populacional para Trachemys dorbigni em uma região com vários tipos de ameaça à persistência da espécie. E, finalmente, usamos dados de história de vida, dinâmica populacional, mortalidade por atropelamento em estradas e dados de uso do solo (malha viária) em um modelo espacialmente explícito que quantifica valores críticos de densidade máxima e tamanho mínimo de manchas margeadas por estradas que permitem a persistência de populações de espécies de quelônios em paisagens fragmentadas. De um modo geral as estratégias reprodutivas da tartaruga tigre d’água variam entre as populações e com o tamanho da fêmea. Populações da espécie próximo à rodovia BR-471 na ESEC Taim estão declinando devido aos impactos observados na área (atropelamento de fauna e remoção de ovos). Fêmeas adultas é o principal estágio onde devemos focar esforços para a conservação da espécie em locais dentro da sua distribuição e que sofrem os mesmos potenciais impactos. Na avaliação global, observamos muitas regiões, principalmente na América do Norte e Asia, que muitas espécies já possuem manchas de habitat menor que o tamanho viável para a sua persistência. Essas regiões são as que possuem as maiores densidades de rodovias. Esperamos que os resultados deste trabalho possam direcionar estudos futuros, serem usados por órgãos públicos para implementação de medidas específicas de mitigação, ações de conservação e no planejamento da melhoria e/ou construção de novas estradas.
Abstract: Biodiversity faces increasing pressure derived from human action, including habitat alteration and degradation, fragmentation, climate change, exploitation of species and pollution. Consequently, assessments of various species show extremely high extinction rates. Roads and other linear infrastructures are one of the greatest landscape modifiers nowadays, especially in tropical regions. These linear clearings cause numerous impacts that are better understood, but not exclusive, on a local scale. In a broader scale, an increase in road density leads to an increased loss of natural habitats and then, there is a distinguished decrease on the remaining patch size that affects population persistence. A good knowledge of the species life history is the first step and essential for the development of conservation strategies, to keep the long-term persistence and recover declining populations. Thus, this thesis throughout the following chapters seeks to quantify basic life history parameters, especially those related to reproduction in different populations, the relationship between reproductive parameters and between them and maternal body size. In addition, we aimed to use this life history information with demographic parameters to estimate population growth rates for Trachemys dorbigni in a region with many sources of threat to the species persistence. Finally, we used life history parameters, population dynamics, road mortality data and land use (road network) information and species distribution data in a spatially explicit model that quantifies critical values of maximum density and minimal patch size that allow the persistence of populations of turtle species in landscapes fragmented by roads. In general, reproductive strategies (mainly egg size) of D’Orbigni slider vary between populations and with body size. Species populations near the highway BR-471 at ESEC Taim may be declining due to the threats observed in the area (turtle road-kill and removal of eggs for pet trade). Adult females is the main stage where we should focus efforts for conservation programs of the species in locations within the distribution and that suffers with the same potential impacts. In the global assessment, we observed many regions, especially in North America and Asia, many species already have smaller patch size than the viable size to their persistence. These regions are those with the highest density of highways. We hope that the results of this study may direct future studies, be used by government agencies for implementation of specific mitigation measures, conservation actions and planning the improvement or construction of new roads.
URI: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/11931
Publicador: Universidade Federal de Lavras
Idioma: por
Aparece nas coleções: DBI - Ecologia Aplicada - Doutorado (Teses)

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