Buscar

 

RI UFLA (Universidade Federal de Lavras) >
Revistas UFLA >
CERNE >

Por favor, utilize esse identificador para citar este item ou usar como link: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/11991

Título: Avaliação econômica de plantios de Eucalyptus grandis para a produção de celulose
Título Alternativo: Economic evaluation of Eucalyptus grandis plantation for cellulose production
Assunto: Celulose
Análise econômica
Eucalyptus spp
Economic analysis,
Data de publicação: 2008
Publicador: Universidade Federal de Lavras
Referência: OLIVEIRA, A. D. de et al. Avaliação econômica de plantios de Eucalyptus grandis para a produção de celulose. Cerne, Lavras, v. 14, n. 1, p. 82-91, jan./mar. 2008.
Resumo: Objetivou-se neste estudo, analisar a viabilidade econômica de plantios de Eucalyptus grandis para a produção de celulose, considerando diversas condições de sítio e dois espaçamentos; analisar as implicações econômicas relacionadas à lucratividade da atividade florestal decorrente da realização de plantios situados a diferentes distâncias da indústria consumidora e de mudanças nos parâmetros; taxa de desconto, preço da madeira, custo de transporte, diâmetro mínimo aproveitável do fuste e comprimento das toras em que o fuste é seccionado. Desenvolveu-se um modelo biométrico para prognosticar o volume de madeira utilizando-se dados provenientes de parcelas instaladas em plantios de Eucalyptus grandis para a produção de celulose, com as idades de medição variando de 19 a 103 meses. A prognose do volume foi realizada a partir da idade zero, considerando o seccionamento do fuste em toras com 2,5 e 2,8 m de comprimento para diâmetros mínimos aproveitáveis de 4 a 10 cm, em intervalos de 2 cm. Para a análise econômica utilizou-se o critério do Valor Presente Líquido (VPL), calculado para um horizonte de planejamento considerado infinito. As principais conclusões foram: reduzir o diâmetro mínimo aproveitável do fuste e o comprimento das toras em que o mesmo é seccionado é uma boa estratégia para aumentar o aproveitamento de madeira e o lucro; os plantios situados em terras pouco produtivas são inviáveis economicamente; o custo de transporte tem efeito significativo na lucratividade da atividade florestal, devendo ser analisado com cuidado no momento de definir regiões com potencial para novos plantios; pequenas mudanças no preço de venda da madeira provocam grandes alterações na lucratividade da atividade florestal, sugerindo que a melhoria da qualidade da madeira, juntamente com outras medidas que visem aumentar o preço desse produto, são alternativas que podem viabilizar o plantio em áreas pouco produtivas e aumentar o lucro dos plantios das áreas mais produtivas.
URI: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/11991
Aparece nas coleções: DCF - Artigos publicados em periódicos
LEMAF - Artigos publicados em periódicos

Arquivos neste Item:

Arquivo Descrição TamanhoFormato
ARTIGO_Avaliação econômica de plantios de Eucalyptus grandis para a produção de celulose.pdf115,46 kBAdobe PDFVer/abrir

Este item está licenciado com Licença Creative Commons
Creative Commons

Itens protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, Salvo indicação em contrário.


Mostrar estatísticas

 


DSpace Software Copyright © 2002-2007 MIT and Hewlett-Packard - Feedback