Buscar

 

RI UFLA (Universidade Federal de Lavras) >
Revistas UFLA >
CERNE >

Por favor, utilize esse identificador para citar este item ou usar como link: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/12018

Título: Economical plans effects on charcoal prices
Título Alternativo: Efeitos dos planos econômicos sobre os preços do carvão vegetal
Assunto: Charcoal
Forest economy
Economics plans
Carvão vegetal
Economia florestal
Planos econômicos
Data de publicação: 2007
Publicador: Universidade Federal de Lavras
Referência: REZENDE, J. L. P. et al. Economical plans effects on charcoal prices. Cerne, Lavras, v. 13, n. 2, p. 188-199, abr./jun. 2007.
Resumo: A energia é essencial para a satisfação das necessidades humanas. Com a evolução das máquinas, o homem passou a depender cada vez mais da energia estocada nos combustíveis fósseis, comparativamente à economia primitiva. O carvão vegetal é um termo-redutor usado nas siderúrgicas brasileiras onde seus preços são formados em um mercado oligopsônico-competitivo. O setor siderúrgico é de suma importância para o funcionamento do sistema econômico, sendo um condicionante do crescimento industrial. Ao longo do tempo, os preços do carvão vegetal têm variado em função de fatores endógenos e exógenos. Este trabalho analisou os efeitos dos planos econômicos sobre as variações dos preços real e nominal do carvão vegetal e as variações dos preços do carvão vegetal em relação às variações reais do dólar americano e dos preços reais do petróleo. As análises foram realizadas no período de jan/1975 a dez/2002. A série de preços do carvão vegetal, em moeda nacional, foi deflacionada pelo IGP-DI, base ago/ 1994=100, e sendo também convertidos em dólar americano, deflacionados pelo CPI, base 1982-84=100. Concluiu-se que os planos econômicos influenciam os preços reais do carvão vegetal. O descontrole inflacionário, nas décadas de 80 até meados dos anos 90 do séc. XX, fez com que os preços variassem muito neste período; a partir do século XXI, os preços do carvão vegetal foram mais influenciados pela taxa de câmbio e, nos períodos de crise energética, os preços do carvão vegetal sofreram grandes oscilações que, contudo, não se sustentaram, tendendo a se estabilizarem com o fim do galopante processo inflacionário.
URI: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/12018
Aparece nas coleções: DCF - Artigos publicados em periódicos
LEMAF - Artigos publicados em periódicos

Arquivos neste Item:

Arquivo Descrição TamanhoFormato
ARTIGO_Economical plans effects on charcoal prices.pdf1,77 MBAdobe PDFVer/abrir

Este item está licenciado com Licença Creative Commons
Creative Commons

Itens protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, Salvo indicação em contrário.


Mostrar estatísticas

 


DSpace Software Copyright © 2002-2007 MIT and Hewlett-Packard - Feedback