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Título: A formação do administrador na perspectiva das competências individuais requeridas
Título Alternativo: The administrator formation in perspective of individual competencies required
Autor(es): Souza, Donizeti Leandro de
Sousa, Jorgiane Suelen de
Corrêa, Robert Delano de Souza
Zambalde, André Luiz
Assunto: Ensino superior – Minas Gerais – Estatística
Empreendedorismo
Competências organizacionais
Higher education – State of Minas Gerais, Brazil – Statistics
Entrepreneurship
Core competences
Publicador: Universidade Federal Fluminense
Data de publicação: 2014
Referência: SOUZA, D. L. de et al. A formação do administrador na perspectiva das competências individuais requeridas. Pensamento Contemporâneo em Administração, Niterói, v. 8, n. 4, p. 85-99, out./dez. 2014.
Resumo: Este estudo tem como objetivo avaliar se as práticas das Instituições de Ensino Superior (IES) têm sido alinhadas às competências demandadas pela literatura, além de investigar quais variáveis demográficas podem interferir no desenvolvimento das mesmas. Foi realizada uma pesquisa quantitativa, por meio de técnicas estatísticas descritivas e multivariadas em três IES privadas de Minas Gerais, tendo como referência, o conjunto das competências individuais requeridas propostas por Sant’Anna (2002). Os resultados demonstram que as IES pesquisadas têm desenvolvido as competências requeridas em um nível satisfatório, apesar de identificar limitações no desenvolvimento de competências empreendedoras, surgindo a necessidade de se criar ambientes acadêmicos que estimulem a criatividade e a formação empreendedora. O estudo pode ser útil para questionar o conceito de competências como algo que transcende a perspectiva organizacional, resgatando a importância da academia no desenvolvimento de uma formação sistêmica de indivíduos talentosos e competentes.
Abstract: This study aims to evaluate whether the practices of higher education institutions (HEIs) have been aligned with the competencies demanded by the literature and which demographic variables may interfere in their development. Was performed a quantitative research using descriptive statistics and multivariate techniques in three private HEIs of Minas Gerais, having with reference, the individual required competencies proposed by Sant'Anna (2002). The results demonstrate that HEIs surveyed have developed the required competencies at a satisfactory level, despite identifying limitations in the development of entrepreneurial competencies, resulting in the need to create academic environments that foster creativity and entrepreneurial formation. The study may be useful to question the concept of competence as something that transcends organizational perspective, rescuing the importance of academia in the development of a systemic formation of talented and competent individuals.
URI: http://www.uff.br/pae/index.php/pca/article/view/455
http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/12181
Idioma: pt_BR
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