Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/12186
Título: Importância dos repositórios institucionais para a divulgação institucional e a democratização do acesso aos resultados de pesquisas científicas: uma percepção internacional dos atores envolvidos em seu gerenciamento
Autor: Ribeiro, Nivaldo Calixto
Bernardes, Eliana José
Amaral, Fernanda Vasconcelos
Palavras-chave: Acesso aberto
Repositórios institucionais
Internacionalização
Repositórios institucionais - Panorama internacional
Data da publicação: 2016
Referência: RIBEIRO, N. C.; AMARAL, F. V.; BERNARDES, E. J. Importância dos repositórios institucionais para a divulgação institucional e a democratização do acesso aos resultados de pesquisas científicas: uma percepção internacional dos atores envolvidos em seu gerenciamento. In: Seminário Nacional de Bibliotecas Universitárias, 19., 2016, Manaus. Anais eletrônico... Manaus: UFAM, 2016.
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo de levantar as vantagens e desvantagens da criação dos Repositórios Institucionais (RIs) em universidades, as dificuldades enfrentadas e a relevância dos repositórios no contexto da divulgação científica e do movimento de acesso aberto à informação. Adotou-se como instrumento para coleta de dados uma entrevista de abordagem qualitativa, com questões abertas, que foram enviadas aos RIs de universidades situadas nos 5 continentes com a intenção de elaborar um panorama sobre a situação dos RIs a nível internacional e abordar sua importância para a divulgação institucional e a democratização do acesso aos resultados de pesquisas científicas. A escolha das instituições participantes foi pautada na posição de destaque que ocupavam no Ranking Web of World Repositories no segundo semestre de 2015.
URI: https://anaissnbu.emnuvens.com.br/anais/article/view/295
Idioma: pt_BR
Aparece nas coleções:BU - Trabalhos apresentados em eventos



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.