Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/12193
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBermejo, Paulo Henrique de Souza-
dc.creatorTonelli, Adriano Olímpio-
dc.creatorZambalde, André Luiz-
dc.creatorTodesco, José Leomar-
dc.date.accessioned2017-01-24T16:57:46Z-
dc.date.available2017-01-24T16:57:46Z-
dc.date.issued2014-12-
dc.identifier.citationBERMEJO, P. H. de S. et al. Towards an understanding of information technology strategy development based on knowledge management. Revista de Ciências da Administração, Florianópolis, v. 16, n. 40, p. 139-155, dez. 2014.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/12193-
dc.description.abstractThe formulation of IT strategies is increasingly seen as a collaborative process, where knowledge management (KM) and learning become central to building a shared view of how information technology (IT) can support and extend business strategies. This article presents three interrelated components that support the application of KM to IT strategy development (actors and types of knowledge, knowledge conversion modes, and technological tools and artifacts). Through a longitudinal, qualitative case study, we illustrate strategies for applying these components. Faced with the importance of knowledge and collaboration to IT strategies, the results provide recommendations so that organizations can apply concepts and practices of KM processes in formulating IT strategies.pt_BR
dc.languageen_USpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Catarinapt_BR
dc.rightsacesso abertopt_BR
dc.sourceRevista de Ciências da Administraçãopt_BR
dc.subjectInformation technologypt_BR
dc.subjectKnowledge managementpt_BR
dc.subjectStrategic planningpt_BR
dc.subjectTecnologia da informaçãopt_BR
dc.subjectGestão do conhecimentopt_BR
dc.subjectPlanejamento estratégicopt_BR
dc.titleTowards an understanding of information technology strategy development based on knowledge managementpt_BR
dc.title.alternativeUma visão do desenvolvimento de estratégias de TI utilizando a gestão do conhecimentopt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.description.resumoCada vez mais a formulação de estratégias de TI é vista como um processo colaborativo, em que a gestão do conhecimento (GC) e o aprendizado se tornam centrais na construção de uma visão compartilhada de como a tecnologia da informação (TI) pode suportar e estender estratégias de negócio. Este artigo apresenta três componentes inter-relacionados – atores e tipos de conhecimento, modos de conversão do conhecimento e ferramentas – que descrevem a aplicação da GC no desenvolvimento de estratégias de TI. Por meio de um estudo longitudinal baseado em dados qualitativos e estudo de caso, o artigo ilustra estratégias para operacionalização desses três componentes propostos. Juntamente com os componentes, as estratégias propostas fornecem subsídios para que organizações possam aplicar conceitos e práticas de GC para formulação de estratégias de TI.pt_BR
Aparece nas coleções:DCC - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_Towards an understanding of information technology....pdf363,78 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Ferramentas do administrador