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Título: Padrões de consumo e gosto no campo cultural da literatura
Autor(es): Rezende, Daniel Carvalho de
Sugano, Joel Yutaka
Boava, Diego Luiz Teixeira
Assunto: Sociologia na literatura
Estratificação social
Identidades culturais
Literatura – Consumo
Sociology in literature
Social stratification
Cultural identities
Literature – Consumption
Bourdieu, Pierre, 1930-2002
Data de publicação: 27-Jan-2017
Publicador: Universidade Federal de Lavras
Referência: OLIVEIRA, T. A. de. Padrões de consumo e gosto no campo cultural da literatura. 2016. 146 p. Dissertação (Mestrado em Administração)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2016.
Resumo: Esta dissertação procura analisar os padrões de consumo e gosto no campo cultural da literatura. A teoria da influência do Capital Cultural, proposta por Bourdieu, é considerada para analisar gostos, hábitos e preferências individuais. Para desenvolver o estudo, foram realizadas aplicações de 419 questionários semiestruturados, na cidade de Lavras/MG, com jovens adultos de 18 a 25 anos. Tal faixa etária justifica-se por se tratar de uma classe emergente da sociedade. Além disso, o estudo justifica-se pela importância da literatura e leitura ao longo da história, bem como, o tamanho do mercado de livros. Os dados foram analisados com auxílio do software SPSS (Statistical Package for the Social Science) e do software R, utilizando ferramentas estatísticas didáticas e eficientes, como a ferramenta ggplot. Dentre as análises realizadas, destacam-se: distribuições de frequência, médias, teste t, qui-quadrado, ANOVA, análise de cluster e discriminante. Níveis de capital cultural foram definidos a partir de adaptações de estudos da literatura, calculadas conforme o perfil do entrevistado. Os resultados permitiram observar como se dá o consumo e o hábito de leitura entre jovens adultos, a partir da relação com variáveis sociodemográficas, faixas de capital cultural e estilo de vida. Em especial, a renda e escolaridade mostraram-se fatores significativos com a relação média de livros lidos anualmente, bem como, alguns gostos literários específicos. A preferência por livros de policial/suspense/terror e ficção/fantasia ficou diferenciada e mais alta para homens, enquanto as mulheres demonstraram maior gosto por livros de romance, contos, poesia e religião. Entrevistados que foram classificados com baixo capital cultural apresentaram maior gosto por livros religiosos. O gosto por livros de biográfia ficou evidente em entrevistados com preferência pela área de ciências humanas. Além disso, segmentos de mercado foram definidos e descritos, a partir de um agrupamento hierárquico em três clusters, a variável que mais se diferenciou nos três clusters foi a variável sexo, onde o primeiro cluster possui uma maior porcentagem de homens, enquanto os outros dois clusters possuem a maioria de mulheres. Os clusters foram denominados da seguinte forma: “Aficcionados por ação”, “Os românticos” e “Os religiosos”. O primeiro foi o grupo mais escolarizado, com maior porcentagem de respondentes com renda média acima de quatro salários mínimos e majoritariamente composto por homens. O segundo grupo foi composto, majoritariamente, por respondentes do sexo feminino e com alto capital cultural. Por fim, o terceiro grupo foi caracterizado teve uma maior porcentagem de mulheres, porém, com renda de quatro salários mínimos e uma ligeira maior quantidade de respondentes com baixo capital cultural.
Informações adicionais: Arquivo retido, a pedido da autora, até dezembro de 2017.
URI: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/12208
Aparece nas coleções: DAE - Administração - Mestrado (Dissertações)

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