Buscar

 

RI UFLA (Universidade Federal de Lavras) >
DED - Departamento de Educação >
DED - Programa de Pós-graduação >
DED - Educação - Mestrado Profissional (Dissertações) >

Por favor, utilize esse identificador para citar este item ou usar como link: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/12216

Título: “Arte por toda parte”: as vozes das diferenças entre imaginários, monstros e máscaras
Autor(es): Silva, Gislaine de Fátima Ferreira da
Orientador: Ribeiro, Cláudia Maria
Membro da banca: Lobo, Dalva de Souza
Membro da banca: Clareto, Sônia Maria
Assunto: Teatro – Aspectos sociais
Práticas teatrais
Escolas – Aspectos sociais
Escolas – Normas
Theater – Social aspects
Theatrical Practices
Schools – Social aspects
Schools – Standards
Data de Defesa: 13-Dez-2016
Data de publicação: 1-Fev-2017
Referência: SILVA, G. de F. F. da. “Arte por toda parte”: as vozes das diferenças entre imaginários, monstros e máscaras. 2017. 153 p. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2016.
Resumo: O presente trabalho traz ao palco as práticas teatrais desenvolvidas por um arte-educador do Teatro da Pedra, durante as atividades do projeto ―Arte por toda parte‖, em uma Escola Municipal do Campo das Vertentes, Minas Gerais. Busca-se, através desta pesquisa, problematizar as ações da Cia. Teatral e verificar se o teatro viabiliza um pensar e repensar as diferenças, em destaque as (d)eficiências e as monstruosidades, presentes em um ambiente escolar, que assuma o papel disciplinador e a função de ajustamento das normas. Concebem-se, na tecedura deste texto, estudos foucaultianos que versam abordar e discutir os conceitos de normalidade e governamentalidade nos regimes de poder que determinam o normal e o anormal. Para tanto, a investigação de cunho qualitativo respaldou-se em levantamento bibliográfico; análise documental; observação participante e entrevistas abertas, direcionadas à arte-educadoras/es da Cia, docentes da rede regular de ensino e às crianças, sujeitos da vigente pesquisa. A análise do referido material, subsidiada por um referencial pós-crítico e amparada nas metodologias de investigação do imaginário de Gilbert Durand (2011), categorizou, discursivamente, o material empírico em quatro mitemas – máscara, manto/capa, serpente e monstro -, visando problematizar as verdades e relações de poder que circundam a sociedade escolar em tela.
Abstract: The present work brings to stage the theatric practices developed by an art-educator from the Teatro da Pedra, during the activities of the project ―Arte por toda parte‖, at a municipal school of Campo das Vertentes, Minas Gerais. By this research, it is ought to problematize the actions of the Cia. Teatral and verify if the theater enables a thinking and rethinking the differences, highlighting the (d)efficiencies and the monstrosities, present in a scholar environment, that assume the disciplinary role and the standard adjustments function. It is conceived, in the weaving of this text, foucaultian studies, that verse to approach and discuss the concepts of normality and governmentality at the power regimes that determine the normal and the abnormal. Therefore, a qualitative approach research was supported by bibliographic survey; documental analysis; participant observation and open interviews, directed to the art-educators of the Cia. Teatral, teachers of the regular school system and children subject to the present research. The analysis of the referred material, subsidized by a post-critical referential and supported on research methodologies of the Gilbert Durand (2011) imaginarium, categorized, discursively, the empirical material in four mythemes – mask, mantle/cap, serpent and monster, aiming at problematize the truths and power relations that surround the scholar society on screen.
URI: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/12216
Publicador: Universidade Federal de Lavras
Idioma: por
Aparece nas coleções: DED - Educação - Mestrado Profissional (Dissertações)

Arquivos neste Item:

Arquivo Descrição TamanhoFormato
DISSERTAÇÃO_Arte por toda parte...monstros e máscaras.pdf2,06 MBAdobe PDFVer/abrir

Itens protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, Salvo indicação em contrário.


Mostrar estatísticas

 


DSpace Software Copyright © 2002-2007 MIT and Hewlett-Packard - Feedback