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Título: A inserção da temática meio ambiente nos cursos de licenciatura do IFMG: análise das possibilidades a partir dos projetos políticos pedagógicos e da visão dos coordenadores
Autor(es): Pereira, Cláudio Alves
Lattes: http://lattes.cnpq.br/6757652025792854
Orientador: Alves, Jacqueline Magalhães
Membro da banca: Santos, Vânia Maria Nunes dos
Membro da banca: Santos, Anderson Alves
Membro da banca: Martins, Ronei Ximenes
Assunto: Educação ambiental
Professores – Formação – Currículo
Projeto Político-Pedagógico
Environmental education
Teachers - In-service training – Curricula
Political-Pedagogical Project
Data de Defesa: 2-Dez-2016
Data de publicação: 1-Fev-2017
Referência: PEREIRA, C. A. A inserção da temática meio ambiente nos cursos de licenciatura do IFMG: análise das possibilidades a partir dos projetos políticos pedagógicos e da visão dos coordenadores. 2017. 224 p. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2016.
Resumo: Nesta pesquisa o objetivo foi investigar a inserção da temática Meio Ambiente nos cursos de licenciatura do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG) nas atividades do ensino, da pesquisa e da extensão, de forma a contribuir para a formação ecocidadã dos seus licenciandos. Foram tomados como referência os oito cursos de licenciatura ofertados no ano de 2016, distribuídos em seis campi da instituição. A metodologia de pesquisa, em abordagem qualitativa, está baseada em três estratégias: na análise dos documentos que norteiam esses cursos, na realização de entrevistas abertas com os seus coordenadores e no cruzamento das informações coletadas com os apontamentos dos referenciais teóricos. Com essas três análises, procurou-se evidenciar sinais da proposição e da prática do trabalho com a temática Meio Ambiente nos cursos analisados. A análise dos dados e as categorizações apresentadas se baseiam em Bardin (2009). A relevância dessa pesquisa está na discussão necessária sobre como os cursos de licenciatura têm trabalhado com o tema Meio Ambiente, num processo de análise que vai além do formal cumprimento da legislação e entende ser essa uma questão essencial, um direito de todo cidadão no seu processo de formação integral e, para além, no seu processo de formação ecocidadã. A análise dos dados indica que não há um caminho único a ser seguido, uma receita pronta para realizar o trabalho educacional com a temática ambiental, mas que, apesar de alguns cursos não o fazerem, é possível incluir o tema Meio Ambiente no currículo dos cursos de licenciatura, independentemente da área. Pôde-se perceber que é necessário um comprometimento da gestão, tanto em nível institucional quanto local, para que o tema saia dos documentos oficiais e chegue até os espaços de aprendizagem dentro dos campi. A análise também apontou que o trabalho com a temática Meio Ambiente deve ir além da proposta de inclusão de uma disciplina na matriz curricular do curso, mas deve ser planejado de modo a envolver atividades do ensino, da pesquisa e da extensão. Tomou-se como referência os cursos de licenciatura do IFMG, mas os resultados apresentados podem ser objeto de estudo para outras instituições que também ofertam cursos da mesma modalidade e, com isso, pode contribuir com o debate necessário para que aos licenciandos seja garantida uma formação que os possibilitem assumir o importante papel social de articulador do trabalho com a temática ambiental nas instituições de ensino, especialmente na educação básica.
Abstract: In this research the objective was to investigate the insertion of the Environment theme licentiate1 courses of the Federal Institute of Education, Science and Technology of Minas Gerais (IFMG) in teaching, research and extension activities, in order to contribute to eco-citizenship background to its students. Eight licentiate courses offered in 2016, distributed in six campus of the institution were taken as reference. The research methodology, based on a qualitative approach, is based on three strategies: in the documents analysis that guide these courses, in the accomplishment of open interviews with their coordinators and in the information crossing collected with the notes of theoretical references. With these three analyzes, we tried to evidence signs of the proposition and practice of the work with the Environment theme in the courses analyzed. Data analysis and categorizations are based on Bardin (2009). The relevance of this research lies in the necessary discussion about how licentiate courses have been working on the Environment theme, in a process of analysis that goes beyond the formal compliance with the legislation and believes that this is an essential issue, a right of every citizen in his/her integral formation process and, in addition, in his/her process of eco-citizen formation. The data analysis indicates that there is no single way to be followed, a recipe ready to carry out the educational work with the environmental theme, but that although some courses do not do, it is possible to include the Environment theme in the curriculum of the licentiate courses independently the area. It could be noticed that a management commitment is necessary, both at institutional and local level, so that the theme leaves the official documents and reaches to the learning spaces inside the institutes. The analysis also pointed out that work with the Environment theme should go beyond the proposal for inclusion of a subject in the curriculum of the course, but should be planned to involve teaching, research and extension projects. The IFMG licentiate courses were taken as a reference, but the results can be studied for other education’s institutions also offer the same modality courses and, thus, it can contribute to the necessary debate to the licentiate’s students be guaranteed a background that allow to assume the important social role of articulating the work with environmental theme in educational institutions, especially in basic education.
URI: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/12218
Publicador: Universidade Federal de Lavras
Idioma: por
Aparece nas coleções: DED - Educação - Mestrado Profissional (Dissertações)

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