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dc.creatorHorta, Jussara Maria-
dc.date.accessioned2017-02-03T16:05:12Z-
dc.date.available2017-02-03T16:05:12Z-
dc.date.issued2017-02-01-
dc.date.submitted2016-12-12-
dc.identifier.citationHORTA, J. M. O/s sentido/s de trabalho do técnico em assuntos educacionais presentes na legislação brasileira de 1970 a 2005. 2017. 126 p. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/12236-
dc.description.abstractIn this study the main objective was to critically understand how "the work of the Technician in Educational Affairs" is presented in the Brazilian legislations within the scope of the Public University. Thus, I took into account the premise that the discussion about the "work theme" it is extremely important to the current and historical moment, in that this functional category has become an integral component of the technical-administrative positions in education. For this, the research was inspired by some aspects of the qualitative methodology called "objective hermeneutics" elaborated by the German sociologist Ulrich Oevermann based on the interpretive tradition by Theodor W. Adorno's Critical Theory. In the search for the satisfactory result of this purpose, I first defined the theoretical study of the work conception present in the thought of Karl Marx / Engels and authors who studied them. The discussion of the work as a process of social being formation, the alienation problem, the presentation of capitalism in texts of authors from Critical Theory of Society, then I carried out a survey of the laws that described the activities of the Technician in Educational Affairs, together with the study of the conjuncture from 1970 to 2005. I evaluate by means theoretical study and documents analysis, according to referred methodology. The research allowed an increase of the theoretical knowledge on the subject, besides providing a visualization of the activities proposed in the official documents. I hope that a research can establish a basis to carry out new studies, with a focus on the day to day, in sectors of action of the Technician in Educational Affairs at the Public University.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Lavraspt_BR
dc.rightsacesso abertopt_BR
dc.subjectServidores públicos – Educaçãopt_BR
dc.subjectTeoria críticapt_BR
dc.subjectTrabalho produtivopt_BR
dc.subjectDireito do trabalhopt_BR
dc.subjectPublic officers – Educationpt_BR
dc.subjectCritical theorypt_BR
dc.subjectProductive workpt_BR
dc.subjectLabor laws and legislationpt_BR
dc.subjectAdorno, Theodor W., 1903-1969pt_BR
dc.subjectMarx, Karl, 1818-1883pt_BR
dc.subjectEngels, Friedrich, 1820-1895pt_BR
dc.titleO/s sentido/s de trabalho do técnico em assuntos educacionais presentes na legislação brasileira de 1970 a 2005pt_BR
dc.typedissertaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação do Mestrado Profissional em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFLApt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.contributor.advisor1Rodrigues, Luciana Azevedo-
dc.contributor.referee1Betlinsky, Carlos-
dc.contributor.referee2Barbosa, Vanderlei-
dc.contributor.referee3Fonte, Sandra Soares Della-
dc.description.resumoNeste estudo o objetivo central foi compreender criticamente como “o trabalho do Técnico em Assuntos Educacionais” é apresentado nas legislações brasileiras no âmbito da Universidade Pública, portanto, levei em consideração a premissa de que a discussão em torno do “tema trabalho” é de extrema importância para o momento atual e histórico, na medida em que essa categoria funcional tornou-se componente integrante dos cargos técnico-administrativos em educação. Para tal, a pesquisa inspirou-se em alguns aspectos da metodologia qualitativa denominada “hermenêutica objetiva” elaborada pelo sociólogo alemão Ulrich Oevermann com fundamento na tradição interpretativa da Teoria Crítica de Theodor W. Adorno. Na busca pelo resultado satisfatório desse propósito, defini em primeiro lugar, o estudo teórico da concepção de trabalho presente no pensamento de Karl Marx/Engels e de autores que o estudaram, a discussão do trabalho como processo de formação do ser social, o problema da alienação, a apresentação do capitalismo em textos de autores da Teoria Crítica da Sociedade, a seguir realizei um levantamento das legislações que descreviam as atividades do Técnico em Assuntos Educacionais, junto ao estudo da conjuntura dos anos de 1970 a 2005. Avalio que por meio do estudo teórico e da análise dos documentos, conforme a referida metodologia, a pesquisa permitiu uma ampliação do conhecimento teórico sobre o tema, além de propiciar uma visualização das atividades propostas nos documentos oficiais. Espero que a pesquisa possa estabelecer embasamento para a realização de novos estudos, com enfoque no dia a dia, em setores de atuação do Técnico em Assuntos Educacionais na Universidade Pública.pt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento de Educaçãopt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
dc.subject.cnpqDireito Administrativopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0889659114146457pt_BR
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