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Título : Desenvolvimento de competências e ambiente acadêmico: um estudo em cursos de Administração de Minas Gerais, Brasil
Título(s) alternativo(s): Competencies development and academic environment: a study in Administration courses of Minas Gerais, Brazil
Desarrollo de competencias y ambiente académico: un estudio en cursos de Administración en Minas Gerais, Brasil
Autor: Souza, Donizeti Leandro de
Zambalde, André Luiz
Palavras-chave: Universidades e faculdades – Avaliação – Métodos estatísticos
Universidades e faculdades – Administração
Administração – Competências
Universities and colleges – Evaluation – Statistical methods
Universities and colleges – Management
Management – Competencies
Publicador: Universidade de São Paulo; Elsevier
Data da publicação: 2015
Referência: SOUZA, D. L. de; ZAMBALDE, A. L. Desenvolvimento de competências e ambiente acadêmico: um estudo em cursos de Administração de Minas Gerais, Brasil. Revista de Administração, São Paulo, v.50, n.3, p.338-352, jul./set. 2015.
Resumo : O objetivo neste estudo foi identificar, na percepção de alunos, em que medida as práticas de alguns cursos de bacharelado em Administração encontram-se alinhadas às competências demandadas pela atual sociedade do conhecimento. A pesquisa partiu de uma abordagem quantitativa, por meio de técnicas estatísticas descritivas e multivariadas, abrangendo um total de 376 alunos concluintes dos cursos de bacharelado em Administração de seis instituições de ensino superior de Minas Gerais (Brasil). Dentre os principais resultados, constatou-se que as competências de investigação científica e as competências empreendedoras têm sido as competências gerais menos desenvolvidas. Em relação às competências específicas à formação do administrador, identificou-se que as legal-tecnológicas representam as competências menos desenvolvidas, principalmente no que se refere à capacidade de gerir sistemas de informação e ao conhecimento do marco jurídico aplicado à gestão. Ademais, foram identificadas diferenças significativas entre as percepções de alunos de instituições públicas e privadas, indicando perfis de formação diferentes. Os resultados obtidos permitem concluir que as práticas evidenciadas nos cursos de Administração pesquisados não têm acompanhado as exigências das competências destacadas na literatura, surgindo novas reflexões para a melhoria na formação de administradores.
Abstract: The aim of this study was to identify the perception of students, to what extent the practices of some undergraduate courses in Administration are aligned with the competencies demanded by the current knowledge society. The research began with a quantitative approach, through descriptive and multivariate statistics techniques, covering a total of 376 undergraduate students in Business Administration from six higher education institutions of Minas Gerais. Among the main results, we found that the scientific research and entrepreneurial competencies have been the less developed general competencies. Regarding specific compentencies to administrator training, we identified that the less developed skills are the legal-technological ones, especially with regard to the ability to manage information systems and knowledge of the legal framework applied to management. Moreover, significant differences between the perceptions of students from public and private institutions were identified, indicating different education profiles. The results allow us to conclude that the practices showed in the surveyed Administration courses do not follow the requirements of the competencies highlighted in the literature, emerging new thinking to improvement of administrators’ education.
URI: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/12287
Idioma: pt_BR
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