Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/12328
Título : O desenvolvimento de processos de inovação sob a ótica da teoria dos custos de transação: o caso da tecnologia flex-fuel
Título(s) alternativo(s): The development of innovation processes from the perspective of transaction costs theory: the case of the flex-fuel technology
Autor: Mesquita, Daniel Leite
Borges, Alex Fernando
Sugano, Joel Yutaka
Santos, Antônio Carlos dos
Palavras-chave: Custos de transação
Tecnologia flex-fuel
Publicador: Departamento de Administração, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade Da Universidade de São Paulo (USP)
Data da publicação: Jan-2013
Referência: MESQUITA, D. L. et al. O desenvolvimento de processos de inovação sob a ótica da teoria dos custos de transação: o caso da tecnologia flex-fuel. Revista de Administração e Inovação, São Paulo, v. 10, n. 1, p. 119-140, jan. 2013.
Resumo : Este trabalho foi realizado com o objetivo de analisar o surgimento da tecnologia flex-fuel sob a perspectiva dos custos de transação. Para tanto, foram entrevistados os principais atores envolvidos no seu desenvolvimento, articulando-se quatro categorias para identificar como se estruturaram custos de transação: racionalidade limitada, frequência da transação, especificidade de ativos e oportunismo. Foi possível concluir que as montadoras tiveram capacidade de elaborar contratos mesclando relações híbridas entre mercado e hierarquia. A partir disso, a contribuição principal deste estudo consiste na análise de custos de transação no desenvolvimento da tecnologia flex-fuel, fato pouco estudado na academia brasileira.
URI: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/12328
Idioma: pt_BR
Aparece nas coleções:DAE - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.