Buscar

 

RI UFLA (Universidade Federal de Lavras) >
DMV - Departamento de Medicina Veterinária >
DMV - Artigos publicados em periódicos >

Por favor, utilize esse identificador para citar este item ou usar como link: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/12375

Título: Modelo experimental de falha óssea por meio de ostectomia do rádio em coelhos
Autor(es): Lacreta Junior, Antonio Carlos Cunha
Regonato, Everton
Cossi, Lucas Bahdour
Cruvinel, Ciro Alexandre Teixeira
Canola, Júlio Carlos
Assunto: Coelho - Ostectomia
Coelho - Ortopedia
Coelho - Fraturas
Ostectomia
Publicador: Universidade Federal de Santa Catarina
Data de publicação: Set-2010
Referência: LACRETA JÚNIOR, A. C. C. et al. Modelo experimental de falha óssea por meio de ostectomia do rádio em coelhos. Biotemas, Florianópolis, v. 23, n. 3, p. 149-157, set. 2010.
Resumo: Muitos modelos experimentais são utilizados para estudar o processo de consolidação de fraturas, no entanto, devido às diferenças anatômicas, biológicas e técnicas, nem sempre tais modelos possuem parâmetros adequados para a espécie de interesse final, para qual se realiza o experimento. O coelho é um modelo experimental muito utilizado nos estudos que envolvem a fisiopatologia óssea frente às fraturas e seus diferentes tipos de tratamento, correspondendo à aproximadamente 35% de todos os estudos científicos do sistema músculo-esquelético. Diversas técnicas cirúrgicas já foram utilizadas em ossos de coelhos para estudos experimentais, e a ostectomia parcial do rádio é uma delas. Neste estudo, foram utilizados 14 coelhos (Oryctolagus cuniculus familiaris), machos, adultos jovens, da raça Nova Zelândia branca, não castrados, com peso corpóreo variando entre três a quatro quilos. Clinicamente os animais não apresentaram alterações que comprometessem o estudo. Os mesmos foram avaliados por meio de exame radiográfico nos dias zero, 30 e 60 após o procedimento cirúrgico nos quais foram visibilizadas a qualidade da falha cirúrgica e as alterações pertinentes à proliferação óssea. O exame histológico permitiu verificar a arquitetura óssea neoformada e seus componentes. A eficácia da técnica foi comprovada, podendo ser reproduzida para diversos fins dentro da cirurgia ortopédica.
URI: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/12375
Idioma: pt_BR
Aparece nas coleções: DMV - Artigos publicados em periódicos

Arquivos neste Item:

Arquivo Descrição TamanhoFormato
ARTIGO_Modelo experimental de falha óssea por meio de ostectomia do rádio em coelhos.pdf2,37 MBAdobe PDFVer/abrir

Este item está licenciado com Licença Creative Commons
Creative Commons

Itens protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, Salvo indicação em contrário.


Mostrar estatísticas

 


DSpace Software Copyright © 2002-2007 MIT and Hewlett-Packard - Feedback