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Título: Estudo da metodologia proposta para classificação dos diferentes estágios de regeneração no Cerrado
Autor(es): Ribeiro, Andressa
Ferraz Filho, Antonio Carlos
Assunto: Inventário florestal - Minas Gerais
Mensuração florestal - Minas Gerais
Cerrado - Regeneração
Publicador: Embrapa Florestas
Data de publicação: Jan-2013
Referência: RIBEIRO, A.; FERRAZ FILHO, A. C. Estudo da metodologia proposta para classificação dos diferentes estágios de regeneração no Cerrado. Pesquisa Florestal Brasileira, Colombo, v. 33, n. 73, p. 91-98, jan. 2013.
Resumo: A metodologia proposta pelo Inventário Florestal de Minas Gerais consiste em utilizar dados coletados usualmente no inventário florestal quantitativo para auxiliar a classificação da regeneração no Cerrado. Dados de sete inventários florestais foram utilizados para cálculo do número de indivíduos, área basal, diâmetro médio quadrático, média das alturas e percentual de indivíduos na primeira classe diamétrica, e, juntamente com análise visual, classificou-se os estágios de regeneração. Concluise que a metodologia se mostrou eficiente, auxiliando na classificação dos estágios de regeneração, utilizando apenas os dados quantitativos (DAP ≥ 5 cm), sem o estabelecimento de novas parcelas para amostragem da regeneração natural.
Abstract: The methodology proposed by the Forest Inventory of Minas Gerais State, Brazil, consists in applying data collected in quantitative forest inventories to help classify stages of savanna regeneration. Data from seven forest inventories were used. Number of individuals, basal area, quadratic mean diameter, mean height, percentage of individuals in the first diameter class, allied with a visual analysis, was used to classify the stages of regeneration. It was concluded that the new methodology was effective in classifying savanna regeneration stages, using data collected in quantitative forest inventories (DBH ≥ 5 cm), without the need to establishment new plots to sample natural regeneration.
URI: http://pfb.cnpf.embrapa.br/pfb/index.php/pfb/article/view/390
http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/12382
Idioma: pt_BR
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