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Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/1242

Title: Configuração do mercado de alimentação local: um estudo com base na teoria ator-rede
???metadata.dc.creator???: Oliveira, Solange Riveli de
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Rezende, Daniel Carvalho de
???metadata.dc.contributor.referee1???: Pimenta, Márcio Lopes
Sette, Ricardo de Souza
???metadata.dc.description.concentration???: Gestão Estratégica, Marketing e Inovação
Keywords: Feira livre
Agenciamento
Enquadramento
Cálculo de valor
Transbordamento
Farmers market
Agency
Framing
Caculation
Overflow
???metadata.dc.date.submitted???: 15-Mar-2013
Issue Date: 22-Oct-2013
???metadata.dc.description.sponsorship???: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)
Citation: OLIVEIRA, S. R. de. Configuração do mercado de alimentação local: um estudo com base na teoria ator-rede. 2013. 168 p. Dissertação (Mestrado em Gestão Estratégica, Marketing e Inovação)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2013.
???metadata.dc.description.resumo???: O mercado de alimentação local vem despontando como um fenômeno e objeto de investigação. Algumas cidades apoiam iniciativas como as feiras livres para promover a atividade e o comércio dos produtos locais. Tendo como objeto de investigação a “Feira Livre do Produtor” no município de São João del-Rei, o presente estudo foi realizado sob a inspiração da teoria ator-rede (TAR) e o consequente desdobramento conceitual, o agenciamento. Nesse sentido, foram considerados, especialmente, os aspectos que mais influenciaram os estudos mercadológicos. A dissertação foi escrita em formato de dois artigos. O objetivo geral foi geral descrever a configuração da “Feira Livre do Produtor” enquanto mercado de alimentação local abordando os principais enquadramentos, os consequentes transbordamentos e o cálculo de valor. O primeiro passo para alcançar o objetivo do trabalho foi descrever a configuração da feira, apontando os principais enquadramentos e transbordamentos no mercado. Tal objetivo foi contemplado no primeiro artigo. O desenrolar da pesquisa permitiu verificar os cálculos dos produtos a serem consumidos que agem na configuração da feira. Portanto, o segundo artigo teve como objetivo descrever o cálculo de valor realizado pelas pessoas em relação aos alimentos. Para alcançar os objetivos do trabalho foram realizadas, análise documental e observação e, por fim, feita análise de conteúdo. Os resultados demonstram que a própria feira se caracteriza como uma tentativa de enquadramento para promover o comércio dos produtos de produtores rurais locais. Apesar do constante movimento em que o mercado se encontra, ele é influenciado por ações promovidas desde o início da feira. Embora as múltiplas tentativas de enquadramento buscassem a promoção dos produtos do produtor rural do Campo das Vertentes, foi detectado que configuração emergente é caracterizada por feirantes não produtores, que não estão vinculados com associações e que comercializam produtos não provenientes do Campo das Vertentes. Essas ações revelaram transbordamentos que resultaram na diversificação crescente dos produtos e feirantes. Além disso, a pesquisa demonstrou os diversos cálculos possíveis para o cálculo de valor. Consumidores e feirantes realizam diversos cálculos para atribuírem valor, expressos na forma de preço, aos produtos. Esses cálculos envolvem aspectos quantitativos, mas também qualitativos e é complexo delimitar quais são os cálculos mais importantes, pois eles assumem papeis variados de acordo com cada situação de análise. Além disso, observou-se que a configuração ora é causa ou consequência do processo de cálculo de valor. Por fim, em uma analogia que reverte o estudo temporal de Cochoy (2010), a feira apresentou aspectos que configuraram as mercearias da década de 1930.
The local food market has been rising as an important object of investigation. A few towns and cities support initiatives such as streets markets to promote the activity and commerce of the local products. Having as an investigation object the “Farmer’s market” in the city of São João del-Rei, the present study was undertaken under the inspiration of the actor-network theory (ANT) and the its conceptual deployment, the agency. The dissertation was written in format of two papers. The general objective was to describe the configuration of the “Farmer’s Street Market” identifying the main framing mechanisms, the consequent overflows and the calculation processes. The first step to reach the objective of the work was to describe the configuration of the street market, pointing out the framings and overflows on market configuration. Such an objective was pondered in the first paper. The developing of the research allowed us to verify the calculations of the products value, which act upon the street market configuration. Therefore, the second paper aimed to describe the calculation carried out by the agents in relation to foods. To reach the objectives of the work, interviews were conducted (with market stallkeepers, consumers, organization agents and town hall employees), documental analysis and observation techniques. The results demonstrated that the fair itself is characterized as a framework attempt to promote the commerce of the products of local farmers. In spite of the constant movement in which the market lies, it is influenced by actions promoted since the start of the fair. Although, the multiple framings attempts to seek the promotion of the farmers’ products of Campo das Vertentes region, it was detected that the emergent configuration is characterized by the presence of non-farmers stallkeepers, who are not linked with associations and which commercialize products not coming from Campo das Vertentes region. Those actions revealed overflows which resulted into the growing diversification of both the products and stallkeepers. In addition, the work demonstrated the several possible calculations performed by the agents. Both consumers and stallkeepers performed several calculations to determine value, expressed in the format of price, to the products. Those calculations both quantitative and qualitative aspects and it is complex to delimit what are the most important calculations, for they take over roles according to each analysis situation, In addition, it was found that the configuration sometimes is cause, sometimes is the consequence of the process of calculation. At last, in an analogy which reverts to a temporal study by Cochoy (2010), the street market presented aspects which configured the grocery stores of the 1930s.
Description: Dissertação apresentada à Universidade Federal de Lavras, como parte das exigências do Programa de Pós-Graduação em Administração, área de concentração em Gestão Estratégica, Marketing e Inovação, para a obtenção do título de Mestre.
URI: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/1242
Publisher: UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS
???metadata.dc.language???: pt_BR
Appears in Collections:DAE - Administração - Mestrado (Dissertações)

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