Buscar

 

RI UFLA (Universidade Federal de Lavras) >
DAE - Departamento de Administração e Economia >
DAE - Programa de Pós-graduação >
DAE - Administração - Mestrado (Dissertações) >

Por favor, utilize esse identificador para citar este item ou usar como link: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/12589

Título: Gestão empresarial da bovinocultura de corte: desenvolvimento de um instrumento de controle gerencial
Autor(es): Reis, Ricardo Pereira
Salazar, German T.
Dossa, Derli
Assunto: Bovino de corte
Empresa rural
Gestão
Administração rural
Administração financeira
Contabilidade
Informatização
Software
Planilha eletrônica
Data de publicação: 2017
Publicador: Universidade Federal de Lavras
Referência: CANZIANI, M. F. Gestão empresarial da bovinocultura de corte: desenvolvimento de um instrumento de controle gerencial . 1997. 118 p. Dissertação (Mestrado em Administração Rural) - Universidade Federal de Lavras, Lavras, 1997.
Resumo: Há uma escassez de programas informatizados disponíveis no Brasil para controle e análise econômico-financeira de propriedades que exploram a bovinocultura de corte. O objetivo deste estudo foi, então, desenvolver um programa destinado às empresas que operam com a pecuária de corte. Foram estudadas as conceituações de sistemas de informações, custos e receitas operacionais, demonstrativos contábeis (Demonstrativo de Resultado de Exercício e Balanço Patrimonial), índices financeiros e índices zootécnicos. A realização de um teste de aplicação prática do programa desenvolvido, constatou sua fácil manipulação, assim como sua adequabilidade a sistemas produtivos diversos. A análise dos resultados gerados pela aplicação do programa permitiu conhecer e identificar os resultados operacionais do exercício e seus componentes, o fluxo de caixa da atividade e, ainda, analisar comparativamente os resultados obtidos em dois exercícios consecutivos, assim como o desempenho econômico, financeiro e zootécnico da propriedade em questão. Deste modo, conclui-se a viabilidade do modelo desenvolvido para sistematizar as informações operacionais, geradas pela exploração da bovinocultura de corte.
Informações adicionais: Esta dissertação/tese está disponível online com base na Resolução CEPE nº 090, de 24 de março de 2015, disponível em http://www.biblioteca.ufla.br/wordpress/wp-content/uploads/res090-2015.pdf, que dispõe sobre a disponibilização da coleção retrospectiva de teses e dissertações online no Repositório Institucional da UFLA, sem autorização prévia dos autores. Parágrafo Único. Caberá ao autor ou orientador a solicitação de restrição quanto à divulgação de teses e dissertações com pedidos de patente ou qualquer embargo similar. Art. 5º A obra depositada no RIUFLA que tenha direitos autorais externos à Universidade Federal de Lavras poderá ser removida mediante solicitação por escrito, exclusivamente do autor, encaminhada à Comissão Técnica da Biblioteca Universitária./ Arquivo gerado por meio da digitalização de material impresso. Alguns caracteres podem ter sido reconhecidos erroneamente.
URI: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/12589
Aparece nas coleções: DAE - Administração - Mestrado (Dissertações)

Arquivos neste Item:

Arquivo Descrição TamanhoFormato
DISSERTAÇÃO_Gestão empresarial da bovinocultura de corte: desenvolvimento de um instrumento de controle gerencial.pdf6,33 MBAdobe PDFVer/abrir

Itens protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, Salvo indicação em contrário.


Mostrar estatísticas

 


DSpace Software Copyright © 2002-2007 MIT and Hewlett-Packard - Feedback