Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/12646
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Gonçalves, Laise Vieira | - |
dc.creator | Nascimento Junior, Antonio Fernandes | - |
dc.creator | Melo, José Sebastião Andrade de | - |
dc.date.accessioned | 2017-04-05T17:33:28Z | - |
dc.date.available | 2017-04-05T17:33:28Z | - |
dc.date.issued | 2012 | - |
dc.identifier.citation | GONÇALVES, L. V.; NASCIMENTO JÚNIOR, A. F.; MELO, J. S. A. de. Questões sobre a biodiversidade divulgadas em espaços não formais: um relato de experiência como modelo das atividades do museu de história natural da Universidade Federal de Lavras, MG. Revista do Edicc, Campinas, v. 1, n. 1, 2012. Não paginado. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://revistas.iel.unicamp.br/index.php/edicc/article/view/2369 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/12646 | - |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Estadual de Campinas | pt_BR |
dc.rights | restrictAccess | pt_BR |
dc.source | Revista do Edicc | pt_BR |
dc.subject | Biodiversidade | pt_BR |
dc.subject | Conhecimento museológico | pt_BR |
dc.subject | Museus de história natural | pt_BR |
dc.subject | Biodiversity | pt_BR |
dc.subject | Museological knowledge | pt_BR |
dc.subject | Museums of natural history | pt_BR |
dc.title | Questões sobre a biodiversidade divulgadas em espaços não formais: um relato de experiência como modelo das atividades do museu de história natural da Universidade Federal de Lavras, MG | pt_BR |
dc.type | Artigo | pt_BR |
dc.description.resumo | O Museu de História Natural (MHN) da Universidade Federal de Lavras busca popularizar a ciência e favorecer uma aprendizagem que se caracteriza pela interação entre o novo saber e o conhecimento prévio. Ali, o aprendizado acontece à maneira sociointeracionista. Atualmente o MHN possui, entre outras, uma coleção de espécies taxidermizadas dos principais grupos animais. O objetivo deste artigo é expressar o modelo das atividades do museu a partir de um relato de experiências capaz de sintetizar os principais pontos de sua prática. A atividade refere-se a uma visita ao museu orientada por alunos do Programa Institucional de Iniciação à Docência (PIBID) do curso de Licenciatura em Biologia da Universidade Federal de Lavras (UFLA). Na ocasião 50 alunos do Ensino Fundamental participaram de atividades cujo tema era a biodiversidade, sendo estas: visita guiada às áreas de exposição para o conhecimento da forma de classificação e das características gerais de cada grupo taxonômico; exibição de um curta metragem “Guardiões da Biosfera: episódio Mata Atlântica”, que versava sobre as características deste bioma, sua biodiversidade e a proteção ambiental; jogo pedagógico denominado “Bingão da bicharada” constituído de figuras de animais da mata atlântica. Com o resultado da visita à exposição, os alunos conheceram os principais grupos do reino animal e sua forma de classificação. Muitas perguntas foram surgindo no decorrer da visita. Na exibição do filme, os alunos foram questionados em relação aos assuntos abordados, relataram experiências e revelaram preocupações com a natureza. Em seguida, passou-se parao bingão. Antes, foi lhes apresentado um conjunto de slides identificando os animais quefaziam parte do jogo para lhes proporcionar sua familiarização. Durante o jogo tambémaconteceram muitas perguntas. A prática foi analisada a partir das perspectivas que orientamas atividades do museu: a construção do conhecimento museológico e a pedagogiavygotskiana, que o sustenta. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | DBI - Artigos publicados em periódicos |
Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.