Buscar

 

RI UFLA (Universidade Federal de Lavras) >
DBI - Departamento de Biologia >
DBI - Artigos publicados em periódicos >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/12658

Title: O terrário no ensino da ecologia: uma proposta para a formação inicial de professores
???metadata.dc.creator???: Paula, Joberth Rainner Baliza de
Silva, Mateus Paulo da
Nascimento Junior, Antonio Fernandes
Keywords: Educação ecológica
Terrário
Formação de professores
Publisher: Associação Amigos da Natureza da Alta Paulista
Issue Date: 2013
Citation: PAULA, J. R. B. de; SILVA, M. P. da; NASCIMENTO JÚNIOR, A. F. O terrário no ensino da ecologia: uma proposta para a formação inicial de professores. Fórum Ambiental da Alta Paulista, [Tupã], v. 9, n. 6, p. 25-35, 2013.
???metadata.dc.description.resumo???: Os problemas decorrentes da degradação ambiental têm sido frequentes no cenário mundial. O meio ambiente e as implicações ecológicas derivadas de ações humanas fazem parte de todas as orientações e parâmetros curriculares para o ensino básico brasileiro. Visando trabalhar conceitos relacionados ao ensino de ecologia com estudantes do ensino básico foi visto que o terrário pode ser um recurso que permite construir conceitos relacionados aos ecossistemas terrestres. Tendo em vista que este recurso se torna relevante por proporcionar uma realidade palpável de forma esquematizada de um modelo da biosfera. Nesse sentido, foi proposto um minicurso com foco na formação de professores, utilizando o terrário como tema gerador para EA. Este aconteceu durante a 11ª Semana Nacional de Museus, no Museu de História Natural da Universidade Federal de Lavras. Os resultados indicaram que a utilização do terrário na formação de professores, se mostrou uma ferramenta com grande potencial como modelo para o processo ensino-aprendizagem em ecologia por favorecer a visualização de seus aspectos conceituais e sociais. Espera-se com este tipo de trabalho, ajudar a desenvolver um pensamento crítico no processo de construção do conhecimento, relacionando-o com conteúdos presentes nas propostas curriculares e no cotidiano dos estudantes, além de atuar como uma prática interdisciplinar.
URI: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/12658
???metadata.dc.language???: pt_BR
Appears in Collections:DBI - Artigos publicados em periódicos

Files in This Item:

File Description SizeFormat
ARTIGO_O terrário no ensino da ecologia - uma proposta para a formação inicial de professores.pdf251.04 kBAdobe PDFView/Open

This item is licensed under a Creative Commons License
Creative Commons

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.


View Statistics

 


DSpace Software Copyright © 2002-2010  Duraspace - Feedback