Buscar

 

RI UFLA (Universidade Federal de Lavras) >
DBI - Departamento de Biologia >
DBI - Artigos publicados em periódicos >

Por favor, utilize esse identificador para citar este item ou usar como link: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/12658

Título: O terrário no ensino da ecologia: uma proposta para a formação inicial de professores
Autor(es): Paula, Joberth Rainner Baliza de
Silva, Mateus Paulo da
Nascimento Junior, Antonio Fernandes
Assunto: Educação ecológica
Terrário
Formação de professores
Publicador: Associação Amigos da Natureza da Alta Paulista
Data de publicação: 2013
Referência: PAULA, J. R. B. de; SILVA, M. P. da; NASCIMENTO JÚNIOR, A. F. O terrário no ensino da ecologia: uma proposta para a formação inicial de professores. Fórum Ambiental da Alta Paulista, [Tupã], v. 9, n. 6, p. 25-35, 2013.
Resumo: Os problemas decorrentes da degradação ambiental têm sido frequentes no cenário mundial. O meio ambiente e as implicações ecológicas derivadas de ações humanas fazem parte de todas as orientações e parâmetros curriculares para o ensino básico brasileiro. Visando trabalhar conceitos relacionados ao ensino de ecologia com estudantes do ensino básico foi visto que o terrário pode ser um recurso que permite construir conceitos relacionados aos ecossistemas terrestres. Tendo em vista que este recurso se torna relevante por proporcionar uma realidade palpável de forma esquematizada de um modelo da biosfera. Nesse sentido, foi proposto um minicurso com foco na formação de professores, utilizando o terrário como tema gerador para EA. Este aconteceu durante a 11ª Semana Nacional de Museus, no Museu de História Natural da Universidade Federal de Lavras. Os resultados indicaram que a utilização do terrário na formação de professores, se mostrou uma ferramenta com grande potencial como modelo para o processo ensino-aprendizagem em ecologia por favorecer a visualização de seus aspectos conceituais e sociais. Espera-se com este tipo de trabalho, ajudar a desenvolver um pensamento crítico no processo de construção do conhecimento, relacionando-o com conteúdos presentes nas propostas curriculares e no cotidiano dos estudantes, além de atuar como uma prática interdisciplinar.
URI: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/12658
Idioma: pt_BR
Aparece nas coleções: DBI - Artigos publicados em periódicos

Arquivos neste Item:

Arquivo Descrição TamanhoFormato
ARTIGO_O terrário no ensino da ecologia - uma proposta para a formação inicial de professores.pdf251,04 kBAdobe PDFVer/abrir

Este item está licenciado com Licença Creative Commons
Creative Commons

Itens protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, Salvo indicação em contrário.


Mostrar estatísticas

 


DSpace Software Copyright © 2002-2007 MIT and Hewlett-Packard - Feedback