Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/1265
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBahia, Rosan Marcos-
dc.date.accessioned2013-10-31T11:38:30Z-
dc.date.available2013-10-31T11:38:30Z-
dc.date.copyright2013-
dc.date.issued2013-
dc.date.submitted2013-08-14-
dc.identifier.citationBAHIA, R. M. Uma abordagem significativa de função no 9º ano do ensino fundamental. 2013. 55 p. Dissertação (Mestrado em Matemática)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2013.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/1265-
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso apresentado à Universidade Federal de Lavras, como parte das exigências do Programa de Pós-Graduação Profissional em Matemática, área de concentração em Matemática, para a obtenção do título de Mestre.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherUNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRASpt_BR
dc.rightsacesso abertopt_BR
dc.subjectEnsino de funçãopt_BR
dc.subjectGrandezapt_BR
dc.subjectFórmulapt_BR
dc.subjectGráfico de funçãopt_BR
dc.subjectFunction teachingpt_BR
dc.subjectQuantitiespt_BR
dc.subjectFormulapt_BR
dc.subjectFunction graphpt_BR
dc.titleUma abordagem significativa de função no 9º ano do ensino fundamentalpt_BR
dc.typedissertaçãopt_BR
dc.publisher.programDEX - Programa de Pós-graduaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFLApt_BR
dc.publisher.countryBRASILpt_BR
dc.description.concentrationMatemáticapt_BR
dc.contributor.advisor1Cristo, Osnel Broche-
dc.contributor.referee1Avila, Jorge Andrés Julca-
dc.contributor.referee1Broche, Rita de Cássia Dornelas Sodré-
dc.description.resumoO objetivo principal com este projeto é enfatizar a construção do conceito de função tendo como base uma abordagem significativa utilizando variação entre grandezas interdependentes por meio de tabelas, padrões, regularidades, gráficos e consequentemente expressar algebricamente essa interdependência. Privilegiando o que é essencial no conceito de função sem chegar à formalização de sua definição matemática neste nível de ensino, visto que no 1º ano do Ensino Médio é que acontece esse aprofundamento. O desenvolvimento do projeto teve como eixo a variação entre grandezas seguindo a sequência: a partir de situação-problema, construir tabelas para obtenção de uma fórmula que relaciona uma grandeza com a outra; em seguida, a partir de situação-problema explorar padrões e regularidades para estabelecer uma fórmula que relaciona duas grandezas; e finalmente, a partir de situação-problema, apresentar o recurso do gráfico como sendo o “retrato” da função que relaciona duas grandezas interdependentes. Neste momento, propõe-se a utilização de um software que gera gráficos de funções a partir de suas fórmulas.pt_BR
dc.description.resumoThis project has as main objective of emphasizing the construction of the function concept based on a significant approach using variance among interdependent quantities through tables, patterns, regularities and graphics, and, consequently, expressing this interdependence algebraically. Focusing on what is essential in the concept of function without formalizing its mathematical definition on this level of education, whereas it is in the first year of high school where this deepening occurs. The development of the project presented as its axis the variance between quantities following the sequence: from the situation/problem, explore patterns and regularities in order to establish a formula which relates two quantities; and, finally, from the situation/problem, present the graphic resource as a “photograph” of the function which relates two interdependent quantities. At this point, we propose the use of a software which generates function graphs from their formulas.pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ_NÃO_INFORMADOpt_BR
Aparece nas coleções:Matemática em Rede Nacional - PROFMAT - Mestrado Profissional (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Uma abordagem significativa de função no 9º ano do ensino fundamental.pdf431,54 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.