Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/1265
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Bahia, Rosan Marcos | - |
dc.date.accessioned | 2013-10-31T11:38:30Z | - |
dc.date.available | 2013-10-31T11:38:30Z | - |
dc.date.copyright | 2013 | - |
dc.date.issued | 2013 | - |
dc.date.submitted | 2013-08-14 | - |
dc.identifier.citation | BAHIA, R. M. Uma abordagem significativa de função no 9º ano do ensino fundamental. 2013. 55 p. Dissertação (Mestrado em Matemática)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2013. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/1265 | - |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Universidade Federal de Lavras, como parte das exigências do Programa de Pós-Graduação Profissional em Matemática, área de concentração em Matemática, para a obtenção do título de Mestre. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | pt_BR |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS | pt_BR |
dc.rights | acesso aberto | pt_BR |
dc.subject | Ensino de função | pt_BR |
dc.subject | Grandeza | pt_BR |
dc.subject | Fórmula | pt_BR |
dc.subject | Gráfico de função | pt_BR |
dc.subject | Function teaching | pt_BR |
dc.subject | Quantities | pt_BR |
dc.subject | Formula | pt_BR |
dc.subject | Function graph | pt_BR |
dc.title | Uma abordagem significativa de função no 9º ano do ensino fundamental | pt_BR |
dc.type | dissertação | pt_BR |
dc.publisher.program | DEX - Programa de Pós-graduação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFLA | pt_BR |
dc.publisher.country | BRASIL | pt_BR |
dc.description.concentration | Matemática | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Cristo, Osnel Broche | - |
dc.contributor.referee1 | Avila, Jorge Andrés Julca | - |
dc.contributor.referee1 | Broche, Rita de Cássia Dornelas Sodré | - |
dc.description.resumo | O objetivo principal com este projeto é enfatizar a construção do conceito de função tendo como base uma abordagem significativa utilizando variação entre grandezas interdependentes por meio de tabelas, padrões, regularidades, gráficos e consequentemente expressar algebricamente essa interdependência. Privilegiando o que é essencial no conceito de função sem chegar à formalização de sua definição matemática neste nível de ensino, visto que no 1º ano do Ensino Médio é que acontece esse aprofundamento. O desenvolvimento do projeto teve como eixo a variação entre grandezas seguindo a sequência: a partir de situação-problema, construir tabelas para obtenção de uma fórmula que relaciona uma grandeza com a outra; em seguida, a partir de situação-problema explorar padrões e regularidades para estabelecer uma fórmula que relaciona duas grandezas; e finalmente, a partir de situação-problema, apresentar o recurso do gráfico como sendo o “retrato” da função que relaciona duas grandezas interdependentes. Neste momento, propõe-se a utilização de um software que gera gráficos de funções a partir de suas fórmulas. | pt_BR |
dc.description.resumo | This project has as main objective of emphasizing the construction of the function concept based on a significant approach using variance among interdependent quantities through tables, patterns, regularities and graphics, and, consequently, expressing this interdependence algebraically. Focusing on what is essential in the concept of function without formalizing its mathematical definition on this level of education, whereas it is in the first year of high school where this deepening occurs. The development of the project presented as its axis the variance between quantities following the sequence: from the situation/problem, explore patterns and regularities in order to establish a formula which relates two quantities; and, finally, from the situation/problem, present the graphic resource as a “photograph” of the function which relates two interdependent quantities. At this point, we propose the use of a software which generates function graphs from their formulas. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ_NÃO_INFORMADO | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Matemática em Rede Nacional - PROFMAT - Mestrado Profissional (Dissertações) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Uma abordagem significativa de função no 9º ano do ensino fundamental.pdf | 431,54 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.