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Título: Possibilidades da filosofia, história e sociologia da ciência para superação de uma concepção prática-utilitária da educação científica: caminhos a serem percorridos
Título Alternativo: Possibilities of philosophy, history and sociology of science for overcoming of science education practical utilitarian conception: routes to be followed
Autor(es): Queirós, Wellington Pereira de
Nascimento Júnior, Antônio Fernandes
Souza, Daniele Cristina de
Assunto: Ensino de ciências
Filosofia e sociologia da ciência
Pedagogia histórico crítica
Science education
History and sociology of science
Historical-critical pedagogical perspective
Publicador: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Data de publicação: Mai-2013
Referência: QUEIRÓS, W. P. de; NASCIMENTO JÚNIOR, A. F.; SOUZA, D. C. de. Possibilidades da filosofia, história e sociologia da ciência para superação de uma concepção prática-utilitária da educação científica: caminhos a serem percorridos. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, Curitiba, v. 6, n. 2, p. 23-40, mai/ago. 2013.
Resumo: O objetivo deste ensaio teórico é discutir sobre a seguinte questão: Por que a Filosofia, História e Sociologia da Ciência podem contribuir para a superação de um ensino de Ciências prático-utilitário? Para fundamentarmos uma possível resposta a esta questão, utilizaremos o referencial da pedagogia histórica-crítica, cujas principais categorias desenvolvidas são: humanização, apropriação, objetivação, alienação, gênero humano e indivíduo para-si. Defendemos uma abordagem em que a História, Filosofia e Sociologia da Ciência articulem as perspectivas internalista e externalista no processo de ensino-aprendizagem. Sendo assim, ao tratar um episódio científico é necessário propiciar ao indivíduo o entendimento dos aspectos lógicos, metafísicos e, ao mesmo tempo, os interesses ideológicos e as formas de expressão de cultura que formaram os sistemas científicos.
Abstract: The objective of this theoretical essay is discussing the following question: Why the philosophy, history and sociology of science can contribute to the overcoming of a science education practical-utilitarian conception? To substantiate a possible answer to this question will us use the reference of historical-critical pedagogical perspective whose main categories developed are: humanization, appropriation, objectification, alienation, and individual-for itself. Thus, we advocate an approach in which the History, Philosophy and Sociology of Science articulate the Internalism and Externalism perspectives in the teachinglearning process. Therefore, to treat a scientific episode is necessary to provide the scientific understanding of individual aspects logical, metaphysical and at the same time about the ideological interests and forms of expression of culture that formed the scientific systems.
URI: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/12662
Idioma: pt_BR
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