Buscar

 

RI UFLA (Universidade Federal de Lavras) >
DBI - Departamento de Biologia >
DBI - Artigos publicados em periódicos >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/12662

Title: Possibilidades da filosofia, história e sociologia da ciência para superação de uma concepção prática-utilitária da educação científica: caminhos a serem percorridos
Other Titles: Possibilities of philosophy, history and sociology of science for overcoming of science education practical utilitarian conception: routes to be followed
???metadata.dc.creator???: Queirós, Wellington Pereira de
Nascimento Júnior, Antônio Fernandes
Souza, Daniele Cristina de
Keywords: Ensino de ciências
Filosofia e sociologia da ciência
Pedagogia histórico crítica
Science education
History and sociology of science
Historical-critical pedagogical perspective
Publisher: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Issue Date: May-2013
Citation: QUEIRÓS, W. P. de; NASCIMENTO JÚNIOR, A. F.; SOUZA, D. C. de. Possibilidades da filosofia, história e sociologia da ciência para superação de uma concepção prática-utilitária da educação científica: caminhos a serem percorridos. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, Curitiba, v. 6, n. 2, p. 23-40, mai/ago. 2013.
???metadata.dc.description.resumo???: O objetivo deste ensaio teórico é discutir sobre a seguinte questão: Por que a Filosofia, História e Sociologia da Ciência podem contribuir para a superação de um ensino de Ciências prático-utilitário? Para fundamentarmos uma possível resposta a esta questão, utilizaremos o referencial da pedagogia histórica-crítica, cujas principais categorias desenvolvidas são: humanização, apropriação, objetivação, alienação, gênero humano e indivíduo para-si. Defendemos uma abordagem em que a História, Filosofia e Sociologia da Ciência articulem as perspectivas internalista e externalista no processo de ensino-aprendizagem. Sendo assim, ao tratar um episódio científico é necessário propiciar ao indivíduo o entendimento dos aspectos lógicos, metafísicos e, ao mesmo tempo, os interesses ideológicos e as formas de expressão de cultura que formaram os sistemas científicos.
Abstract: The objective of this theoretical essay is discussing the following question: Why the philosophy, history and sociology of science can contribute to the overcoming of a science education practical-utilitarian conception? To substantiate a possible answer to this question will us use the reference of historical-critical pedagogical perspective whose main categories developed are: humanization, appropriation, objectification, alienation, and individual-for itself. Thus, we advocate an approach in which the History, Philosophy and Sociology of Science articulate the Internalism and Externalism perspectives in the teachinglearning process. Therefore, to treat a scientific episode is necessary to provide the scientific understanding of individual aspects logical, metaphysical and at the same time about the ideological interests and forms of expression of culture that formed the scientific systems.
URI: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/12662
???metadata.dc.language???: pt_BR
Appears in Collections:DBI - Artigos publicados em periódicos

Files in This Item:

File Description SizeFormat
ARTIGO_Possibilidades da filosofia, história e sociologia da ciência para superação de uma concepção prática-utilitária da educação científica - caminhos a serem percorridos.pdf848.42 kBAdobe PDFView/Open

This item is licensed under a Creative Commons License
Creative Commons

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.


View Statistics

 


DSpace Software Copyright © 2002-2010  Duraspace - Feedback