Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/12663
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSeabra, Lucas Anibal Faria-
dc.creatorHeitor, Barbara Cristina-
dc.creatorNascimento Junior, Antonio Fernandes-
dc.date.accessioned2017-04-06T18:12:28Z-
dc.date.available2017-04-06T18:12:28Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.citationSEABRA, L. A. F.; HEITOR, B. C.; NASCIMENTO JÚNIOR, A. F. A utilização da metodologia de investigação no ensino de botânica: superando limitações de formação. Fórum Ambiental da Alta Paulista, [Tupã], v. 10, n. 6, p. 85-98, 2014.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/12663-
dc.description.abstractThe need for teaching methodologies that make the student seeks to relate the phenomena, facts, thoughts, should be structured so that it has a concrete thinking, able to understand and ask about the natural and social elements that are part of its history . Teachers are needed for this understanding bases, with the same large scale have a number of obstacles to overcome methodological and conceptual limitations of existing training in school life, making them resort to textbook teaching. Alternatively for Teaching Botany the research methodology proposed in this paper, was developed by two students of Biological Sciences Degree which attended the course of Teaching Methodology in Botany, Federal University of Lavras. The purpose of such discipline, was the creation of a differentiated for distancing elements of expository and uncritical methodology, questioning and seeking an understanding of the elements that surround the daily lives of students In later times it was applied to students in the discipline and students from the 7th year of elementary school of the City School Professor José Luiz de Mesquita, the Lavras-MG. With analysis and discussions on the assessments in both applications, the practice proved aggravator for teaching Botany directed to United Plant, where it is easy to insert into the school context, and a methodology is easy to apply and effective in building knowledge solidified in the daily lives of students.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherAssociação Amigos da Natureza da Alta Paulistapt_BR
dc.rightsacesso abertopt_BR
dc.sourceFórum Ambiental da Alta Paulistapt_BR
dc.subjectBotânica - Ensinopt_BR
dc.subjectBotânica - Metodologia de investigaçãopt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectBotany - Teachingpt_BR
dc.subjectBotany - Research methodologypt_BR
dc.subjectTeacher trainingpt_BR
dc.titleA utilização da metodologia de investigação no ensino de botânica: superando limitações de formaçãopt_BR
dc.title.alternativeUse of research methodology for the teaching of botany: overcoming limitations of trainingpt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.description.resumoA necessidade de metodologias de ensino que faça com que o aluno busque relacionar os fenômenos, fatos, pensamentos, deve ser estruturada para que o mesmo possua um pensamento concreto, capaz de compreender e questionar sobre os elementos naturais e sociais que fazem parte da sua história. Os professores são as bases necessárias para essa compreensão, sendo que os mesmos em grande escala possuem uma série de obstáculos para superar as limitações metodológicas e conceituais de formação existente no cotidiano escolar, fazendo-os recorrer aos livros didáticos de ensino. Como alternativa para o Ensino de Botânica a metodologia de investigação proposta neste trabalho, foi desenvolvida por dois alunos do curso de Ciências Biológicas Licenciatura onde cursavam a disciplina de Metodologia de Ensino em Botânica da Universidade Federal de Lavras. A proposta de tal disciplina, foi a criação de uma metodologia diferenciada para distanciando de elementos expositivos e acríticos, buscando uma compreensão e questionamento dos elementos que circundam o dia a dia dos alunos. Em momentos posteriores a mesma foi aplicada aos alunos da disciplina e a alunos do 7º Ano do ensino fundamental da Escola Municipal Professor José Luiz de Mesquita, do município de Lavras-MG. Com analises e discussões sobre as avaliações em ambas aplicações, a pratica se mostrou potencializadora para o ensino de Botânica direcionado ao Reino Plante, onde é de fácil inserção para o contexto escolar, sendo uma metodologia de fácil aplicação e eficiente na construção de conhecimentos solidificados no dia a dia dos alunos.pt_BR
Aparece nas coleções:DBI - Artigos publicados em periódicos



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons