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http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/12664
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | Lima, Karen Cristina Braga | - |
dc.creator | Pacheco, Fernanda Ventorim | - |
dc.creator | Nascimento Junior, Antonio Fernandes | - |
dc.date.accessioned | 2017-04-06T18:22:37Z | - |
dc.date.available | 2017-04-06T18:22:37Z | - |
dc.date.issued | 2014 | - |
dc.identifier.citation | LIMA, K. C. B.; PACHECO, F. V.; NASCIMENTO JÚNIOR, A. F. O uso do telejornal para o ensino da importância e qualidade da água. Fórum Ambiental da Alta Paulista, [Tupã], v. 10, n. 6, p. 187-201, 2014. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/12664 | - |
dc.description.abstract | Water is an important issue in science teaching and this issue should be addressed in a perspective social, economic, cultural and political, what can be done to work on the content from the perspective of Critical Environmental Education. Furthermore, should spark interest and boost classes about, what can be done by using low cost and methodologies that promote greater student participation and integration of the content with your daily life. For this, is interesting to develop a newscast with students to discuss the topic, and approach it from your everyday life, encourage the student to develop a critical reading of the subject and the information generated by the media, since television is very present in the lives of students. In this context a methodology was developed with problematizations images, news discussion and the production of a newscast by students. This allows students to develop different forms of languages, exchange experiences, discuss the subject, encourage participation and reading the student, inform about relevant issues, reflect on the theme and contextualize. The methodology was applied in the discipline "Methodology of teaching Biology" and then discipline students made comments about the lesson. It was possible to observe benefits to school to work in an integrated manner, and the teacher can consider the methodology to discuss the topic in class. | pt_BR |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Associação Amigos da Natureza da Alta Paulista | pt_BR |
dc.rights | acesso aberto | pt_BR |
dc.source | Fórum Ambiental da Alta Paulista | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Ciências | pt_BR |
dc.subject | Telejornal no ensino | pt_BR |
dc.subject | Qualidade da água | pt_BR |
dc.subject | Science teaching | pt_BR |
dc.subject | Tv news on education | pt_BR |
dc.subject | Water quality | pt_BR |
dc.subject | Enseñanza de las ciencias | pt_BR |
dc.subject | Las noticias de televisión | pt_BR |
dc.subject | La calidad del agua | pt_BR |
dc.title | O uso do telejornal para o ensino da importância e qualidade da água | pt_BR |
dc.title.alternative | Using the news bulletin for teaching the importance of water and water quality | pt_BR |
dc.type | Artigo | pt_BR |
dc.description.resumo | A água é um conteúdo relevante no ensino de Ciências e deve ser tratado com uma visão social, econômica, cultural e política, o que pode ser feito ao trabalhar o conteúdo na perspectiva da Educação Ambiental Crítica. Além disso, o despertar o interesse e dinamizar as aulas referentes ao tema, que pode ser feito através do uso de metodologias de baixo custo e que promovam maior participação dos alunos e integração do conteúdo com seu cotidiano. Para isso, seria interessante desenvolver um telejornal com os alunos para tratar do tema, o que aproximaria este do seu cotidiano, além de incentiva-lo a desenvolver uma leitura crítica do assunto e das informações geradas pelos meios de comunicação, já que a televisão se encontra muito presente na vida dos alunos. Para este trabalho uma metodologia foi desenvolvida com problematizações das imagens, discussão de notícias e a produção de um telejornal pelos alunos. Essa permite ao aluno desenvolver diferentes formas de linguagens, trocar vivências, discutir sobre o assunto, estimular a participação e a leitura do aluno, informar quanto a questões relevantes, refletir sobre o tema e contextualizá-lo. Essa metodologia foi aplicada na disciplina “Metodologia do ensino de Biologia” e depois os alunos da disciplina fizeram comentários a respeito da aula. Percebe-se vantagens ao trabalhar desta maneira integrada, sendo que o professor pode considerar essa metodologia para abordar o tema em sala de aula. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | DBI - Artigos publicados em periódicos |
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ARTIGO_O uso do telejornal para o ensino da importância e qualidade da água.pdf | 400,09 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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