Buscar

 

RI UFLA (Universidade Federal de Lavras) >
DBI - Departamento de Biologia >
DBI - Artigos publicados em periódicos >

Por favor, utilize esse identificador para citar este item ou usar como link: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/12666

Título: Uma viagem fotográfica às regiões brasileiras como estratégia para o ensino de biomas e biodiversidade
Título Alternativo: A photographic journey to the brazilian regions as a strategy for the teaching of biodiversity and biomes
Autor(es): Augusto, Luiza Helena
Oliveira, Laís Furtado
Nascimento Júnior, Antônio Fernando
Assunto: Ensino de Ciências
Fotografia
Biomas
Biodiversidade
Science teaching
Photography
Biomes
Biodiversity
Enseñanza de las ciencias
Biodiversidad
Publicador: Associação Amigos da Natureza da Alta Paulista
Data de publicação: 2014
Referência: AUGUSTO, L. H.; OLIVEIRA, L. F.; NASCIMENTO JÚNIOR, A. F. Uma viagem fotográfica às regiões brasileiras como estratégia para o ensino de biomas e biodiversidade. Fórum Ambiental da Alta Paulista, [Tupã], v. 10, n. 6, p. 173-186, 2014.
Resumo: Este trabalho tem como objetivo mostrar a potencialidade do recurso didático fotografia para o ensino de Ciências com o tema Biomas e Biodiversidade com ênfase na Botânica. A botânica se mostra muitas vezes como um conteúdo de difícil entendimento para os alunos, por tanto é preciso que o professor desenvolva estratégias pedagógicas para motivar estes, tornando o ensino dinâmico e prazeroso facilitando na construção do conhecimento. É importante também que o professor trabalhe o conteúdo biológico relacionando-o com as questões sociais, fazendo com que o aluno enxergue a relação do homem com a natureza e consiga valorizar culturas locais de cada região brasileira. Uma aula experimental foi proposta na disciplina Metodologia do Ensino em Botânica na Universidade Federal de Lavras – Minas Gerais. Pode se perceber a partir da aplicação da prática a eficiência do recurso utilizado, através dele foi possível realizar a construção do conhecimento de uma forma lúdica e não expositiva, diminuindo a distância entre os alunos e as regiões estudadas, uma vez que o recurso aproxima a realidade de cada bioma, despertando nos alunos a conscientização de preservação dos recursos naturais e a valorização dos aspectos culturais.
Abstract: This papers aims to show the potential of the teaching resource photography on the teaching of science in the theme Biomes and Biodiversity, with an emphasis in botany. Botany is often shown to students as a difficult content to understand, and thus is necessary that the teacher develops pedagogical practices to motivate them, making the learning process pleasurable and facilitating the construction of knowledge. It is also important that the teacher works with the biological content while relating it to social issues, so that the student sees the relationship between men and nature, learning to appreciate the local cultures of each region. An experimental classroom was proposed on the discipline of Teaching Methodology in Botany at the Universidade Federal de Lavras - Minas Gerais. It could be noticed from the practical application the efficiency of the resource used for through It was possible to carry out the construction of knowledge in a playful and not expositive way, decreasing the distance between the students and the studied regions, since the method approaches the reality of each biome, and awakened in students the awareness of preserving natural resources and the enhancement of cultural aspects.
URI: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/12666
Idioma: pt_BR
Aparece nas coleções: DBI - Artigos publicados em periódicos

Arquivos neste Item:

Arquivo Descrição TamanhoFormato
ARTIGO_Uma viagem fotográfica às regiões brasileiras como estratégia para o ensino de biomas e biodiversidade.pdf841,26 kBAdobe PDFVer/abrir

Este item está licenciado com Licença Creative Commons
Creative Commons

Itens protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, Salvo indicação em contrário.


Mostrar estatísticas

 


DSpace Software Copyright © 2002-2007 MIT and Hewlett-Packard - Feedback