Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/12671
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSeabra, Lucas Aníbal Faria-
dc.creatorGonçalves, Laise Vieira-
dc.creatorNascimento Junior, Antonio Fernandes-
dc.date.accessioned2017-04-07T11:29:53Z-
dc.date.available2017-04-07T11:29:53Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifier.citationSEABRA, L. A. F.; GONÇALVES, L. V.; NASCIMENTO JÚNIOR, A. F. A utilização do filme “Dersu Uzala” na formação de professores para a construção de uma visão crítica da educação ambiental. Fórum Ambiental da Alta Paulista, [S. l.], v. 9, n. 6, p. 96-104, 2013.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/12671-
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherAssociação Amigos da Natureza da Alta Paulistapt_BR
dc.rightsacesso abertopt_BR
dc.sourceFórum Ambiental da Alta Paulistapt_BR
dc.subjectEducação ambiental críticapt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectCinema no ensinopt_BR
dc.titleA utilização do filme “Dersu Uzala” na formação de professores para a construção de uma visão crítica da educação ambientalpt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.description.resumoA necessidade de formação de professoras na perspectiva da Educação Ambiental Crítica (EAC) tem sido relevante uma vez que esta apresenta uma visão mais crítica das questões ambientais e sua relação com as questões sociais. Neste sentido realizou-se um minicurso de EAC pelo Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência (PIBID) da Biologia da Universidade Federal de Lavras (UFLA) para licenciandos do curso de Ciências Biológicas desta universidade. Este teve como objetivo aproximar os licenciandos da concepção da EAC, através da utilização de um filme. O minicurso contou com a participação de 18 licenciandos e se constituiu em dois momentos. No primeiro, foi exibido o filme japonês “Dersu Uzala” (1975), dirigido por Akira Kurosawa. Num segundo momento, iniciou-se uma discussão sobre as perspectivas teóricas da Educação Ambiental Conservacionista e da EAC. Em seguida, a problematização construída durante a discussão do filme esteve relacionado às cenas do mesmo. Foi trazida uma discussão sobre o consumismo, onde os participantes citavam e reconheciam esse problema no cotidiano e, consequentemente, relacionava-os ao atual modelo econômico. Além disso, relataram como a mídia influencia nas ações dos indivíduos nesta “sociedade do consumo”. Também foi discutido a importancia da EAC estar presente no ambiente escolar. E, para tal, é fundamental que esta faça parte dos processos de formação de professores. Assim, a utilização do filme “Deru Uzala” se mostrou uma prática potencializadora na construção de aspectos relacionados a EAC possibilitando sua inserção na formação de professores e, posteriormente, no ambiente escolar.pt_BR
Aparece nas coleções:DBI - Artigos publicados em periódicos



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons