Buscar

 

RI UFLA (Universidade Federal de Lavras) >
DAE - Departamento de Administração e Economia >
DAE - Programa de Pós-graduação >
DAE - Administração Pública - Mestrado Profissional (Dissertações/TCC) >

Por favor, utilize esse identificador para citar este item ou usar como link: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/12674

Título: Elementos da eficácia e suas associações com a produtividade na agricultura
Autor(es): Andrade, José Geraldo de
Rufino, José Luis dos Santos
Morais, Vander Azevedo
Assunto: Administração rural
Agricultura
Produtividade
Data de publicação: 7-Abr-2017
Publicador: Universidade Federal de Lavras
Referência: MENDONCA, W. F. de. Elementos da eficácia e suas associações com a produtividade na agricultura. 1983. 57 p. Dissertação (Mestrado em Administração Rural)-Escola Superior de Agricultura de Lavras, Lavras, 1983.
Resumo: O presente estudo teve como objetivo principal analisar os elementos da eficácia de produtores de café e suas associações com a produtividade. A escolha de Brejetuba, Distrito pertencente ao Município de Afonso Cláudio, Estado do Espírito Santo, se deu pelo fato de ser uma região cafeeira e permitir comparações entre produtores que possuíssem como atividade principal, a mesma cultura. Os elementos da eficácia pesquisados foram os propôs tos por DRUCKER (8): 1) Utilização do tempo; 2) focalização de contribuições externas; 3) utilização da "força" de trabalho; 4) concentração de área prioritária; e 5) tomada de decisão. Ficou demonstrado que os produtores rurais não usam de agenda semanal para distribuição racional do uso do tempo e nem possuem registro para controle do mesmo. Mostrou-se que as contribuições externas, "cursos e/ou treinamentos recebidos pelos produtores" e a "assistência técnica", se associam positivamente ã produtividade. Os produtores que utilizaram destas contribuições obtiveram maiores médias de margem bruta (valor adicional) por hectare e foram considerados como os mais eficazes. A força de trabalho utilizada pelos produtores não recebe treinamento por parte dos órgãos de assistência técnica,mas, 84,37% dos proprietários são assistidos por esses Órgãos. Os produtores concentram o seu tempo e a sua força hu mana disponíveis ã atividade principal; neste sentido eles são igualmente eficazes. A tomada de decisão para ingressar na atividade cafeeira foi considerada, pelo estudo, mais pelas condições favoráveis existentes (região própria para a cultura, financiamentos existentes na época, a baixo custo, e falta de outras opções) do que uma tomada de decisão baseada em estudos econômicos.
Informações adicionais: Esta dissertação/tese está disponível online com base na Resolução CEPE nº 090, de 24 de março de 2015, disponível em http://www.biblioteca.ufla.br/wordpress/wp-content/uploads/res090-2015.pdf, que dispõe sobre a disponibilização da coleção retrospectiva de teses e dissertações online no Repositório Institucional da UFLA, sem autorização prévia dos autores. Parágrafo Único. Caberá ao autor ou orientador a solicitação de restrição quanto à divulgação de teses e dissertações com pedidos de patente ou qualquer embargo similar. Art. 5º A obra depositada no RIUFLA que tenha direitos autorais externos à Universidade Federal de Lavras poderá ser removida mediante solicitação por escrito, exclusivamente do autor, encaminhada à Comissão Técnica da Biblioteca Universitária./ Arquivo gerado por meio da digitalização de material impresso. Alguns caracteres podem ter sido reconhecidos erroneamente.
URI: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/12674
Aparece nas coleções: DAE - Administração Pública - Mestrado Profissional (Dissertações/TCC)

Arquivos neste Item:

Arquivo Descrição TamanhoFormato
DISSERTAÇÃO_Elementos da eficácia e suas associações com a produtividade na agricultura.pdf6,43 MBAdobe PDFVer/abrir

Itens protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, Salvo indicação em contrário.


Mostrar estatísticas

 


DSpace Software Copyright © 2002-2007 MIT and Hewlett-Packard - Feedback