Buscar

 

RI UFLA (Universidade Federal de Lavras) >
DBI - Departamento de Biologia >
DBI - Artigos publicados em periódicos >

Por favor, utilize esse identificador para citar este item ou usar como link: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/12683

Título: Aspectos da história, filosofia e sociologia da ciência no ensino de origem da vida: um relato de experiência
Autor(es): Chaves Filho, Flávio Henrique
Casana, Sabrina Alves
Nascimento Junior, Antonio Fernandes
Assunto: Ensino de ciências
História e filosofia da ciência
Origem da vida
Publicador: Associação Brasileira de Ensino de Biologia
Data de publicação: Out-2014
Referência: CHAVES FILHO, F. H.; CASANA, S. A.; NASCIMENTO JÚNIOR, A. F. Aspectos da história, filosofia e sociologia da ciência no ensino de origem da vida: um relato de experiência. Revista SBEnBio, [S.l.], n. 7, p. 2140-2150, out. 2014.
Resumo: O seguinte trabalho apresenta o relato de uma metodologia que objetiva o uso da história, filosofia e sociologia da ciência (HFSC) como recurso pedagógico para o ensino de origem da vida. A escola, vinculada a interesses econômicos, promove um ensino de Ciências com a apresentação de leis e conceitos, prontos e acabados, incapazes de desenvolver nos estudantes uma formação sociocultural mais abrangente. Desta forma, precisamos repensar o modo de agir tradicional, destacando a importância de se utilizar a HFSC no ensino. O recurso pode facilitar a construção do conhecimento dos alunos, dando visibilidade à quebra de paradigmas, assim como à influência de interesses econômicos, políticos e ideológicos sobre as realizações científicas de uma determinada época.
URI: http://www.sbenbio.org.br/wordpress/wp-content/uploads/2014/11/R0823-1.pdf
http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/12683
Idioma: pt_BR
Aparece nas coleções: DBI - Artigos publicados em periódicos

Arquivos neste Item:

Não há arquivos associados para este Item.

Itens protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, Salvo indicação em contrário.


Mostrar estatísticas

 


DSpace Software Copyright © 2002-2007 MIT and Hewlett-Packard - Feedback