Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/12683
Título : Aspectos da história, filosofia e sociologia da ciência no ensino de origem da vida: um relato de experiência
Autor: Chaves Filho, Flávio Henrique
Casana, Sabrina Alves
Nascimento Junior, Antonio Fernandes
Palavras-chave: Ensino de ciências
História e filosofia da ciência
Origem da vida
Publicador: Associação Brasileira de Ensino de Biologia
Data da publicação: Out-2014
Referência: CHAVES FILHO, F. H.; CASANA, S. A.; NASCIMENTO JÚNIOR, A. F. Aspectos da história, filosofia e sociologia da ciência no ensino de origem da vida: um relato de experiência. Revista SBEnBio, [S.l.], n. 7, p. 2140-2150, out. 2014.
Resumo : O seguinte trabalho apresenta o relato de uma metodologia que objetiva o uso da história, filosofia e sociologia da ciência (HFSC) como recurso pedagógico para o ensino de origem da vida. A escola, vinculada a interesses econômicos, promove um ensino de Ciências com a apresentação de leis e conceitos, prontos e acabados, incapazes de desenvolver nos estudantes uma formação sociocultural mais abrangente. Desta forma, precisamos repensar o modo de agir tradicional, destacando a importância de se utilizar a HFSC no ensino. O recurso pode facilitar a construção do conhecimento dos alunos, dando visibilidade à quebra de paradigmas, assim como à influência de interesses econômicos, políticos e ideológicos sobre as realizações científicas de uma determinada época.
URI: http://www.sbenbio.org.br/wordpress/wp-content/uploads/2014/11/R0823-1.pdf
http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/12683
Idioma: pt_BR
Aparece nas coleções:DBI - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.