Buscar

 

RI UFLA (Universidade Federal de Lavras) >
DBI - Departamento de Biologia >
DBI - Artigos publicados em periódicos >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/12723

Title: O desenvolvimento de um teatro de dedoche para o ensino de botânica sistemática
Other Titles: Developing a dedoche theatre for the botany of education systematic
???metadata.dc.creator???: Mourão, B.
Reis Neto, J. A.
Nascimento Junior, A. F.
Keywords: Recursos pedagógicos
Seres vivos - Classificação
Botânica - Ensino
Formação de professores
Teaching resources
Living beings - Classification
Botany - Teaching
Teacher training
Publisher: Centro Universitário de Volta Redonda
Issue Date: Jun-2015
Citation: MOURÃO, B.; REIS NETO, J. A.; NASCIMENTO JÚNIOR, A. F. O desenvolvimento de um teatro de dedoche para o ensino de botânica sistemática. Revista Práxis, [S. l.], v. 7, p. 349-357, jun. 2015.
???metadata.dc.description.resumo???: O tema “Critérios de classificação dos seres vivos” trazido pelo Currículo Básico Comum do estado de Minas Gerais visa construir a compreensão dos modos adotados pela ciência para agrupar os seres vivos. Nesse sentido, o objetivo deste trabalho foi apresentar um relato de experiência sobre o desenvolvimento de uma estratégia pedagógica, com o auxílio do teatro de dedoche, para o ensino de Botânica Sistemática. A atividade foi desenvolvida na disciplina de Metodologia do Ensino em Botânica, do 6º período do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal de Lavras. A aula foi preparada para turmas do 7º ano do Ensino Fundamental, contudo foi aplicada aos licenciandos participantes da disciplina. A turma recebeu os dedoches semiprontos e o enredo da história parcialmente escrito para que dessem continuidade e depois a interpretassem. Esta parte da atividade foi usada como avaliação da prática. A avaliação da atividade realizada nos permitiu inferir que a aula possibilitou o aprendizado do conteúdo e a aproxima- ção da Botânica Sistemática com o cotidiano dos alunos de uma forma dinâmica. Além disso, nos mostrou também que estratégias pedagógicas lúdicas são essenciais para um aprendizado significativo do conteúdo, além de possibilitar uma formação crítica que vá além dos conteúdos e habilidades, auxiliando a formação de valores e respeito à diversidade dos alunos.
Abstract: The theme “Criteria for classification living beings” brought by the Basic Curriculum Common of state Minas Gerais seeks build understanding of the ways adopted by science to group living beings. In this sense, the objective of this study was to present submit an experience report on the development of a pedagogical strategy, with the support of dedoche theater, for teaching Systematic Botany. The activity was developed in the discipline of “Botany in Teaching Methodology”, the 6th period Degree in Biological Sciences of UFLA. The class was prepared for classes of 7th year of Elementary School but was applied to undergraduates participants discipline. The class received the semiready dedoches and the plot of the story partially written that they should give continuity to it and then interpret. This part of activity was used as evaluation of practice. Assessment of the activity carried out allowed us to infer that the class enabled the learning content and the approaching Systematic Botany with the daily lives of students in a pleasurable way.
URI: http://web.unifoa.edu.br/praxis/numeros/simposio/IV_Simposio_MECSMA.pdf
http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/12723
???metadata.dc.language???: pt_BR
Appears in Collections:DBI - Artigos publicados em periódicos

Files in This Item:

There are no files associated with this item.

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.


View Statistics

 


DSpace Software Copyright © 2002-2010  Duraspace - Feedback