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Título: Materiais semicondutores: uma abordagem para o ensino médio
Título(s) alternativo(s): Semiconductor materials: an approach for high school education
Autor : Alves, Andressa Giarola
Lattes: http://lattes.cnpq.br/2080487339146515
Primeiro orientador: Silva, Antonio dos Anjos Pinheiro da
Primeiro coorientador: Maciel, Antônio Marcelo Martins
Primeiro membro da banca: Corrêa Filho, João Anrtônio
Segundo membro da banca: Libardi, Helena
Terceiro membro da banca: Ugucioni, Júlio César
Palavras-chave: Física moderna e contemporânea
Materiais semicondutores
Sequência didática
Ensino de física
Física - Ensino médio
Modern and contemporary physics
Semiconductor materials
Following teaching
Physics - High school
Data da publicação: 12-Abr-2017
Agência(s) de fomento: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Referência: ALVES, A. G. Materiais semicondutores: uma abordagem para o ensino médio. 2017. 81 p. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2017.
Resumo: Este trabalho consiste em uma proposta para inserção da Física Moderna e Contemporânea no Ensino Médio, compreendendo o desenvolvimento, aplicação e análise dos resultados de uma sequência didática para o ensinoaprendizagem de um tema relacionado aos materiais semicondutores. Na escolha do tema foi levado em conta o apelo tecnológico despertado pelo tópico, uma vez que muitas aplicações do cotidiano do aluno resultam desses materiais, presentes em inúmeros dispositivos eletrônicos. A sequência didática produzida nesta dissertação foi desenvolvida com duas turmas de, aproximadamente, trinta alunos do terceiro ano do Ensino Médio da Escola Estadual Dom Delfim, em Itumirim, Minas Gerais. Como resultado e conclusão, observamos que o presente trabalho pode contribuir para o ensino e aprendizagem dos alunos através da relação entre conteúdo programático com os avanços tecnológicos e sociais. Dessa forma, o material aqui apresentado poderá auxiliar o professor na escolha de estratégias de abordagem do assunto, no sentido de facilitar, desafiar e promover o entendimento do conteúdo por parte dos alunos.
Abstract: This work consists of a proposal to insert Modern and Contemporary Physics to the High School educational system, comprehending the development, application, and analysis of results obtained from an educational sequence created for the teaching-learning process of a topic related to semiconductor materials. Technological appeal was taken into consideration when choosing the topic, since several day-to-day applications by students result from these materials, which are present in many electronic devices. The educational sequence in this thesis was developed with two classes, each with approximately thirty students in their senior year of High School, from the Escola Estadual Dom Delfim, in Itumirim, Minas Gerais. As a result, we observed that this work may contribute to the students‟ teaching-learning process by relating their theoretical content to technological and social advancements. Thus, the material in this thesis may help the teacher choose strategies to approach the topic, as well as ease, challenge, and promote the students‟ understanding on the content.
URI: http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/12749
Publicador: Universidade Federal de Lavras
Idioma: por
Aparece nas coleções:DEX - Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física – (Dissertações)

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